Alergias. Como podemos prevenir?

8 de Julho 2021

André Viseu Santos Médico de família alumni medicina

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Alergias. Como podemos prevenir?

08/07/2021 | O MINHO

As doenças alérgicas têm aumentado nos últimos anos e estima-se que atualmente as alergias afetem cerca de um terço da população portuguesa. Ou seja, mais de 3 milhões de portugueses sofrem deste problema ao longo do ano. Importa então saber o que são, quais os sintomas e, claro, como podemos diminuir as reações.

Existem inúmeras substâncias que podem desencadear uma reação alérgica no ser humano, mas nem todos temos as mesmas reações, nem as mesmas alergias. Isso acontece porque a nossa predisposição genética e os fatores ambientais aos quais fomos expostos (sejam partículas do ar, alimentos, medicamentos ou outros) são diferentes entre todos nós.

Uma alergia é uma resposta exagerada do nosso sistema imunitário que erradamente passa a identificar determinadas substâncias, habitualmente inocentes e toleradas pela maior parte da população, como sendo estranhas e nocivas para o nosso organismo.

E que alterações são estas? Os sintomas variam consoante a substância, a quantidade de exposição e o próprio local do corpo, mas a maioria destas reações alérgicas são leves com olhos lacrimejantes, prurido (“comichão”), congestão/corrimento nasal e alguns espirros.

Entre as alergias mais comuns estão os pólens, os ácaros, alguns insectos e também as alergias alimentares ou a certos medicamentos. Em casos mais graves, as chamadas reações anafiláticas, existe uma contração das vias aéreas que dificulta severamente a respiração e pode ser fatal. 

Como prevenir e qual o tratamento para quem já tem reações alérgicas?

Existem algumas medidas que podem ser adotadas para diminuir os sintomas e prevenir algumas reações. Por exemplo, as lavagens nasais regulares com soro fisiológico são uma parte importante do tratamento para episódios de alergia ao pólen.

De salientar que, de todas as medidas que podem vir a ser adotadas, a mais eficaz é evitar o contacto ou exposição à substância responsável pela alergia. Para que tal seja possível, pode ter que tomar algumas das seguintes medidas, dependendo da sua alergia:

  • Deixar de fazer um determinado fármaco (após indicação médica)
  • Evitar contacto com certos animais
  • Usar aspiradores e filtros de partículas de ar de alta eficiência (HEPA)
  • Deixar de consumir um determinado alimento (após indicação médica)
  • Retirar ou substituir os objetos que acumulam pó, como móveis estofados, carpetes, …
  • Usar almofadas de fibras sintéticas
  • Lavar os lençóis, fronhas e cobertores frequentemente com água quente
  • Limpar a casa, tirando o pó, aspirando e passando pano húmido, com frequência
  • Evitar exposição a determinados irritantes: Tabaco, vapores/gases irritantes, ar poluído…

No caso das reações alérgicas na sua pele, pode também contactar um dermatologista que lhe irá indicar a melhor forma de prevenir e tratar a sua alergia.

É importante estarmos conscientes que as alergias são muito frequentes e que com o tratamento e controlo adequado vamos melhorar de forma significativa a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Não se esqueça, se tem sintomas compatíveis com uma alergia, deve recorrer a um médico para que este possa avaliar as suas queixas, ponderar a necessidade de realizar exames, fazer o diagnóstico e aconselhar quais as medidas e eventual tratamento a adotar. 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights