Há forma de prevenir um enfarte ?

8 de Julho 2021

Vasco Gama Ribeiro, Cardiologista Hospital Cruz Vermelha

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Há forma de prevenir um enfarte ?

08/07/2021 | Hospital cruz vermelha

O Enfarte Agudo do Miocárdio é consequência de uma acumulação de gordura no interior das artérias coronárias. Essa camada de gordura à medida que o tempo vai passando transforma-se numa placa e cria uma barreira que impede a livre circulação do sangue dentro da artéria. Quando se dá a obstrução total o sangue fica impedido de circular e não consegue chegar a determinada área do coração. Essa falta de irrigação leva a um processo gradual de morte celular, o que pode levar a uma Insuficiência Cardíaca ou até mesmo a uma Morte Súbita.

Para proteger o Coração é fundamental compreender as causas do problema. Sem esse entendimento, torna-se difícil atuar preventivamente. As questões genéticas não podem ser alteradas. Felizmente, adotar um estilo de vida saudável está ao alcance todos. A falta destes hábitos prejudica fortemente a saúde, pois mesmo uma pessoa com predisposição para a doença cardíaca e/ou com história familiar se optar por medidas saudáveis diminui drasticamente a hipótese de sofrer um Enfarte.

Para evitar o Enfarte Agudo do Miocárdio é importante:

  • Não fumar
  • Fazer uma alimentação saudável
  • Controlar a tensão arterial (evitar a Hipertensão Arterial); os níveis de açúcar (evitar a Diabetes); os níveis de gordura (evitar o Colesterol e Triglicerídeos aumentados)
  • Praticar exercício físico regularmente
  • Vigiar o peso
  • Evitar situações de stress

Fique, então, com algumas sugestões:

Alimentação

A escolha dos alimentos e a forma como são confecionados é extremamente importante.

Uma alimentação equilibrada é composta por pequenas porções de alimentos variados, como vegetais, frutas, leguminosas, proteínas, hidratos de carbono frutas e água, a evitar temos os alimentos muito gordurosos, como os fritos e, a adição de sal, açúcar e gorduras. Este é o primeiro passo para um coração saudável.

Exercício Físico

A realização de uma atividade física deve ser diária, ou pelo menos 3 a 4 vezes por semana, e durante 30minutos, pelo menos. Andar a pé é uma atividade física, não necessita de ir ao ginásio.

Esta prática ajuda a ganhar resistência física, fortalece os músculos em geral (inclusive o musculo cardíaco), ajuda a perder peso e contribui para o aumento dos níveis das hormonas que regulam a sensação de bem-estar e melhora o sono.

Consumo de Drogas

Quando falamos em drogas falamos em álcool e tabaco, são drogas legais, socialmente aceites, mas que prejudicam gravemente a saúde do coração. Está comprovado que existe uma relação direta entre o uso abusivo destas substâncias e a ocorrência de doenças cardíacas, no caso o Enfarte.

Visita Regular do Médico

Sabia que o Enfarte pode ser assintomático? É verdade, muitas vezes a pessoa sofre um enfarte e não se dá conta.

É fundamental procurar o médico, contar como se sente e os acontecimentos desde a última consulta, a realização de exames regular possibilita um diagnóstico precoce e ajuda na prevenção de eventos indesejados. Além disso, é possível tratar as condições que propiciam um Enfarte, como a Hipertensão Arterial e as altas concentrações de açúcar e gordura no sangue.

É importante o médico conhecê-lo, isso vai permitir um melhor acompanhamento.

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos lançam podcast “Endoscopicamente Falando”

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) lançou o podcast “Endoscopicamente Falando”, que vai reunir uma série de episódios sobre temas das áreas da Gastrenterologia e da Endoscopia Digestiva.

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights