Mais de 3,5 milhões de brasileiros não compareceram à segunda dose da vacina

8 de Julho 2021

O número de pessoas que não compareceram aos postos de saúde do Brasil para tomar a segunda dose de vacinas contra a Covid-19 é superior a 3,5 milhões, informou na quarta-feira o Governo brasileiro.

A informação foi divulgada pelo próprio ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, durante o lançamento de uma campanha para incentivar os cidadãos a completar o esquema de vacinação contra a Covid-19 no país.

“Nós sabemos que a imunização contra a Covid-19 é a principal arma para conter a pandemia. É importante que a população que tomou a primeira dose volte para a segunda, pois só assim a imunização estará completa”, declarou Queiroga.

“O Ministério tem feito esse alerta, mas ainda há um número superior a 3,5 milhões de pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose da vacina”, acrescentou.

O ministro frisou que o problema não é mais a escassez de doses, como aconteceu há alguns meses, mas também não especificou os possíveis motivos que levaram mais de 3,5 milhões de pessoas a não completar a vacinação.

Nesse sentido, o Governo, presidido por Jair Bolsonaro, lançou na quarta-feira uma campanha focada na “família Zé Gotinha”, em que os personagens alertam para a importância da população brasileira completar o esquema vacinal.

Queiroga lembrou que os números da pandemia melhoraram depois que a vacinação começou a avançar no país, dando o exemplo do Amazonas que, na terça-feira e pela primeira vez desde abril de 2020, não registou nenhum óbito devido à Covid-19, tendo mais 74% da população vacinável do estado recebido, pelo menos, a primeira dose de algum imunizante.

“A imunização da população é prioridade número um do Ministério da Saúde, que já contratou mais de 630 milhões de doses de vacinas Covid-19 para 2021 por meio de acordos com diferentes laboratórios. No entanto, para que as imunizações sejam eficazes é necessário que as pessoas tomem as duas doses das vacinas”, reforçou o Ministério, em comunicado.

O ministro reiterou que todos os imunizantes que aprovados pelo órgão regulador do Brasil são eficientes.

Ainda no evento, Queiroga voltou a repetir a meta de imunizar toda a população adulta com ao menos uma dose até setembro, e com duas doses até dezembro.

Segundo dados oficiais, 37% da população brasileira já recebeu a primeira dose de alguma das vacinas em uso no país, mas apenas 13% está imunizada com o esquema completo.

No Brasil são aplicados os imunizantes da AstraZeneca/Oxford, da Pfizer/BioNTech e da Coronavac, todas de duas doses. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson&Johnson, é dose única.

O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia, totaliza 528.540 mortes e mais de 18,9 milhões de casos positivos de Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 3.996.519 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 184,4 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights