UE com doses suficientes para vacinar 70% da população ativa

10 de Julho 2021

A União Europeia (EU) atingiu o seu objetivo de ter doses suficientes para vacinar 70% da sua população adulta, anunciou hoje a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen

A responsabilidade pela administração das doses é dos governos dos 27 Estados-membros e alguns estão a fazê-lo mais rápido do que outros, mas de acordo com Ursula Von der Leyen (na imagem) “a UE cumpriu sua promessa”.

O programa de compra conjunta de vacinas da UE, administrado pela Comissão Europeia, forneceu 330 milhões de doses da vacina BioNTech-Pfizer, 100 milhões da AstraZeneca, 50 milhões da Moderna e 20 milhões da Johnson & Johnson.

Todas, exceto a da Johnson & Johnson, requerem duas doses para atingir a eficácia máxima.

Existem na União Europeia 366 milhões de adultos.

“Este fim de semana, entregamos vacina suficiente aos Estados-membros para imunizar totalmente pelo menos 70% da população adulta neste mês. Até amanhã [domingo], cerca de 500 milhões de doses terão sido distribuídas em todas as partes da Europa”, disse von der Leyen.

“A Covid-19 ainda não foi derrotada. Mas estamos prontos para continuar a fornecer vacinas – também contra novas variantes. Agora os Estados-membros devem fazer tudo o que puderem para garantir que a vacinação progrida. Enquanto estaremos todos seguros”, prosseguiu.

Face à epidemia provocada pelo novo coronavírus pela Europa, no ano passado, a Comissão Europeia – que anteriormente desempenhava um papel fraco na política de saúde – interveio para coordenar um programa conjunto de aquisição de vacinas para os membros.

A UE foi inicialmente criticada pela sua lentidão em reagir e negociar contratos com os laboratórios. Numa altura em que a produção de vacinas ainda era reduzida, algumas empresas, nomeadamente a AstraZeneca, não garantiram as entregas que a UE esperava.

No entanto, quando a produção de vacinas aumentou, as doses encomendadas começaram a chegar.

“A UE está à altura da tarefa”, disse von der Leyen, satisfeita com o cumprimento da meta que a Comissão havia estabelecido para julho.

“A nossa campanha de vacinação tem acelerado bastante desde o início do ano. A abordagem comum é um sucesso. Só juntos podemos sair bem desta crise”, afirmou a Presidente da Comissão.

A UE está também a contribuir para o mecanismo Covax de entrega de doses a países menos desenvolvidos e pré-encomendou vacinas para o próximo ano, em antecipação à expansão de novas variantes do coronavírus.

De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, apenas 44,1% dos adultos com mais de 18 anos estão totalmente vacinados na União Europeia e no Espaço Económico Europeu.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights