Comissão Europeia ainda insatisfeita com PRR da Hungria no final do prazo de análise

12 de Julho 2021

A Comissão Europeia ainda não concluiu a análise do plano de recuperação e resiliência da Hungria, no final do prazo previsto no regulamento, e admitiu esta segunda-feira que poderá propor a Budapeste a extensão do mesmo por mais dois meses.

No dia em que termina o prazo (de dois meses) que o executivo tem para recomendar ao Conselho a aprovação do plano de recuperação e resiliência (PRR), desde a sua apresentação formal pelas autoridades nacionais, Bruxelas prossegue os contactos com as autoridades de Budapeste por considerar que não estão preenchidos os 11 critérios definidos no regulamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, e admite que as conversações podem ainda durar “semanas, e não dias”, pelo que será necessário as partes chegarem a acordo sobre o prolongamento do prazo.

“A Comissão ainda não concluiu a sua avaliação do PRR húngaro para uma proposta de decisão de execução do Conselho. Continuamos o exame do plano da Hungria, e as autoridades húngaras foram devidamente informadas”, começou por apontar hoje a porta-voz Arianna Podesta, acrescentando que, atualmente, Bruxelas está “no processo de analisar as últimas respostas recebidas da Hungria, que chegaram só na passada sexta-feira”.

“Estamos a trabalhar de forma construtiva para concluir a nossa avaliação tão rapidamente quanto possível. Mas no caso de a avaliação exigir mais algumas semanas, em vez de dias, iremos propor à Hungria acordar com a extensão de dois meses do prazo” para análise e recomendação de aprovação do plano, prosseguiu.

A Comissão escusou-se hoje, mais uma vez, a revelar qual ou quais dos 11 critérios previstos no regulamento do mecanismo de recuperação considera que o plano da Hungria não cumpre.

Há muito que Bruxelas e Budapeste estão num ‘braço de ferro’ devido a alegadas violações do Estado de direito por parte da Hungria, mas a Comissão Europeia tem reiteradamente garantido que a análise que está a levar a cabo do PRR húngaro tem apenas em conta as exigências previstas no Mecanismo de Recuperação e Resiliência, principal instrumento do pacote «NextGenerationEU» acordado em 2020 pelos 27 para superar a crise da Covid-19.

Na terça-feira, o Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) vai aprovar na terça-feira o primeiro pacote de 12 Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), entre os quais o português, abrindo caminho ao desembolso dos primeiros fundos do pacote de recuperação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights