Hospital Santa Maria em Lisboa regista ocupação de 94% e prevê reforço da resposta

13 de Julho 2021

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, registava ontem 39 doentes Covid-19 internados em enfermaria e 18 em unidade de cuidados intensivos (UCI), com ocupação de 94% do limite de camas disponíveis, prevendo-se o alargamento da resposta a “curto prazo”.

Fonte do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHLN), que integra o Hospital Santa Maria, disse que o plano de contingência para resposta a doentes Covid-19, à data de ontem, tinha como capacidade disponível 42 camas em enfermaria e 19 em UCI.

Com prontidão e capacidade de antecipação às necessidades registadas durante a pandemia da Covid-19, o Hospital de Santa Maria tem “em curso o alargamento da sua resposta, a curto prazo, em enfermaria e em UCI”, apontando como “muito provável” que o reforço aconteça já durante esta semana.

Em declarações à agência Lusa, fonte do CHLN adiantou que está prevista a abertura de mais uma enfermaria, com 21 camas, que se juntará às duas enfermarias já disponíveis (cada uma com capacidade para acolher 21 doentes), aumentando para 63 o número total de camas.

Relativamente à resposta aos doentes Covid-19 em UCI, o reforço da capacidade vai ser “em função das necessidades”.

À data de ontem, o Hospital de Santa Maria contabilizava 39 doentes Covid-19 internados em enfermaria, o que representa 92,8% da capacidade disponível, e 18 em UCI, o que corresponde a 94,7% do limite de ocupação, segundo dados do CHLN, ressalvando que “há variações do nível de ocupação ao longo dia”, inclusive devido a altas médicas.

Sobre a idade dos doentes Covid-19 internados, o CHLN referiu que “a média é de 55 anos”, especificando que em enfermaria a média é de 59 anos e em UCI é de 50 anos, segundo dados registados na semana passada.

A mesma fonte realçou “o rejuvenescimento da média etária dos internados”, acrescentando que “a maioria são doentes que não foram vacinados”.

Com base em dados acumulados da 4.ª vaga da pandemia, desde o final de maio até ao final da semana passada, fonte do CHLN indicou que, dos doentes internados no Hospital de Santa Maria, 2/3 (66%) não têm qualquer vacina e 1/3 (33%) receberam pelo menos uma dose da vacina, dos quais 5% tinham a vacinação completa com as duas doses, mas ainda não tinham passado duas semanas da inoculação.

Os doentes internados com a vacinação completa, mas sem que tenham passado os 14 dias após a conclusão do esquema vacinal, o que garante maior imunidade, são “casos esporádicos” e que receberam cuidados de saúde em enfermaria.

Sobre a possibilidade de transferência de doentes Covid-19 para outros hospitais, no caso de falta de capacidade disponível, fonte do CHLN explicou que o Hospital de Santa Maria é “um hospital recetor”, pelas suas características ao nível de resposta, estando em articulação com outras unidades hospitalares.

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte integra ainda o Hospital Pulido Valente, que não recebe doentes Covid-19.

Os hospitais de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registaram ontem 344 doentes Covid-19 internados em enfermaria e 97 em unidade de cuidados intensivos, indicou a Administração Regional de Saúde de LVT (ARSLVT), assegurando a necessária disponibilidade de camas.

“Os planos de contingência (para enfermaria e UCI) são dinâmicos e ajustáveis às necessidades resultantes da realidade epidemiológica. Os hospitais da região continuam a dar resposta a doentes covid e não covid”, afirmou a respetiva Administração Regional de Saúde, em resposta escrita à agência Lusa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights