Governo dos Açores prevê início de obra de 4 ME no hospital da Horta ainda este ano

15 de Julho 2021

O concurso para a obra de remodelação do bloco A do Hospital da Horta, nos Açores, orçada em quatro milhões de euros, deve ser lançado em agosto para que as obras comecem este ano, revelou na quarta-feira o Governo Regional.

“Estamos a falar de um investimento de cerca de três milhões e meio de euros, sem IVA, o que quer dizer que vamos chegar a quatro milhões de euros, só com essa parte, para além de cerca de meio milhão de euros que estão a ser investidos nos acessos ao Hospital da Horta”, assinalou o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, citado num comunicado.

O governante frisou, por outro lado, “a importância dos recursos humanos e defendeu a sua valorização laboral”.

“Nesse sentido, recordou os acordos já alcançados com enfermeiros e farmacêuticos e afirmou que estão em negociação outros acordos com os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, bem como com outras classes”, descreve o executivo regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

De acordo com Clélio Meneses, “há um esforço enorme no sentido de dar a dignidade remuneratória e de carreira aos profissionais de saúde”.

O governante falava na ilha do Faial, onde assinou, com o Conselho de Administração do Hospital da Horta, um contrato de investimento, no valor de 430.312 euros, destinado a financiar a aquisição de dois novos equipamentos de Raio-X.

Adquiridos em 2005, os atuais equipamentos das duas salas de Raio-X da Unidade de Saúde do Faial sofrem de avarias constantes e estão descontinuados desde 2017, descreve-se no comunicado.

Os novos equipamentos são um Multiton RAX sem fluoroscopia (raio-X normal e politraumatizados), e um Luminos dRF com fluoroscopia (obtenção de imagens em tempo real, em movimento).

Clélio Meneses sublinhou a importância do investimento nos novos equipamentos e reiterou a intenção de dotar o Hospital da Horta de condições dignas de operacionalidade.

“Este investimento integra-se na política do Governo Regional relativamente à saúde que visa dotá-la de recursos humanos, técnicos e equipamentos adequados às necessidades dos açorianos e que dão dignidade a este sector que tem uma enorme relevância”, afirmou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights