OMS alerta que atrasos na vacinação de crianças pode criar “catástrofe absoluta”

15 de Julho 2021

A Organização Mundial da Saúde alertou esta quinta-feira para um risco de "catástrofe absoluta" se o perigoso atraso na vacinação das crianças devido à pandemia de Covid-19 não for recuperado e se as restrições de saúde forem levantadas muito rapidamente.

“Em 2021, temos potencial para se produzir uma catástrofe absoluta”, avisou a diretora do Departamento de Vacinação da Organização Mundial de Saúde, em Genebra.

A pandemia obrigou a desviar recursos e pessoal para a luta contra a Covid-19, com muitos serviços de saúde a encerrarem ou reduzirem horários.

As pessoas tornaram-se também reticentes em deslocarem-se com receio de se contagiarem, quando as medidas de confinamento já não as impediam.

As crianças não protegidas e um levantamento muito rápido das restrições sanitárias contra a covid-19 – que protegiam também, em parte, de algumas doenças infantis – estão já a revelar efeitos, por exemplo, com surtos de sarampo no Paquistão, sublinhou a responsável da OMS.

Estes dois fatores combinados são “a catástrofe absoluta” contra a qual soa o alarme agora: “Temos de agir imediatamente para proteger estas crianças”, frisou.

Em 2020, 23 milhões de crianças escaparam pelas fissuras e não receberam as primeiras três doses da vacina contra a difteria, o tétano e ou DPT3, que serve de medida de referência, segundo os números publicados hoje pela OMS e pela UNICEF.

É o número mais elevado desde 2009 e afeta 3,7 milhões de crianças a mais do que em 2019.

Mais grave ainda aos olhos destas duas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), 17 milhões de crianças – que vivem na maior parte em zonas de conflito ou em bairros de lata privados de infraestruturas de saúde – não receberam qualquer dose no ano passado.

Os números são “um sinal de alarme claro da pandemia de Covid-19 e das perturbações que causou, fazendo-nos perder um precioso terreno que não nos podemos permitir ceder e as consequências vão ser pagas em mortes e em perda de qualidade de vida dos mais vulneráveis”, insistiu a diretora da UNICEF, Henrietta Fore, sublinhando que a pandemia “degradou uma situação que já era má”.

A taxa de vacinação DTP3 ficou bloqueada em 86%, vários anos antes da pandemia e em 2020 baixou para apenas 83%.

No caso do sarampo, uma doença extremamente contagiosa, que precisa de uma taxa de cobertura de vacinação de 95% para ser bem controlada, apenas 71% das crianças recebeu a segunda dose.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights