Universidade de Oxford inicia ensaios clínicos de vacina contra o VIH

16 de Julho 2021

Universidade de Oxford inicia ensaios clínicos de vacina contra o VIH

A universidade de Oxford, no Reino Unido, começou no dia 5 de julho a vacinação de 13 adultos com uma nova vacina contra o VIH, dando início à Fase I dos ensaios clínicos.

A Universidade de Oxford iniciou a fase I do “HIV-CORE 0052”, um ensaio clínico realizado no Reino Unido com uma candidata à vacina contra o VIH.  Denominada “HIVconsvX”, a sua fórmula em “mosaico” visa proteger as pessoas contra uma ampla gama de variantes do VIH-1, tornando-a potencialmente aplicável às estirpes do vírus em qualquer região do planeta.

Ao todo, participam no ensaio 13 adultos saudáveis que testaram negativo para a doença, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, consideradas como não estando em alto risco de infeção. Receberam uma dose da vacina e, quatro semanas mais tarde, receberão uma dose de reforço.

O ensaio vai avaliar a segurança, a tolerância e a imunogenicidade da candidata a vacina. “Há 40 anos que procuramos uma vacina eficaz contra o VIH. Este ensaio é o primeiro de uma série de avaliações desta nova estratégia de vacina em indivíduos VIH-negativos para prevenção, e em pessoas que vivem com VIH, para cura”, explicou Tomáš Hanke, professor de Imunologia do Instituto Jenner, da Universidade de Oxford, e líder do estudo.

Enquanto a maioria das vacinas contra o VIH em estudo trabalham induzindo anticorpos gerados pelas células B, a HIVconsvX induz as potentes células T a destruir o patógeno, direcionando-as para regiões vulneráveis do VIH, um “talão de Aquiles” que é comum à maioria das variantes do vírus.

“Alcançar a proteção contra o VIH é extremamente desafiante e é importante que aproveitemos o potencial protetor dos anticorpos e das células T do sistema imunológico”, sublinhou Paola Cicconi, cientista do Instituto Jenner e investigadora-chefe do ensaio.

Os ensaios fazem parte da “Iniciativa Europeia para a Vacina contra a SIDA” (EAVI2020), um projeto internacional e colaborativo idealizado pelo programa de investigação e inovação da Comissão Europeia “Horizonte 2020”.

Os investigadores esperam podem partilhar os resultados desta primeira fase do ensaio em abril de 2022 e também planeiam iniciar testes na Europa, na África e nos Estados Unidos.

Mais informação Aqui.

NR/HN/Adelaide Oliveira

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights