Madeira regista 41 novos casos nas últimas 24 horas

17 de Julho 2021

A Madeira registou 41 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, valor que não atingia desde março, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), assinalando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 170.

“No dia 16 de julho de 2021, há a reportar 41 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, pelo que a região passa a contabilizar 9.881 casos confirmados de covid-19 [desde o início da pandemia]”, refere a DRS, em comunicado.

O arquipélago não ultrapassava a marca dos 40 casos diários desde 27 de março (41), obrigando a recuar a 15 de maio (39) e 24 de abril (34) para encontrar valores aproximados.

Em relação aos novos casos, 25 são de transmissão local e 16 são casos importados – cinco do Reino Unido, cinco da região Norte, três da França, dois da região de Lisboa e Vale do Tejo e um da Grécia.

Quanto a óbitos associados à doença, a região mantém as 73 vítimas, tendo a última morte ocorrido em 29 de junho.

Os dados divulgados hoje pela autoridade regional diferem dos apresentados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que atribuiu ao arquipélago 21 novos positivos, num total de 10.170 desde o início da pandemia, e 70 mortos.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.

Com oito recuperações nas últimas 24 horas, a Madeira contabiliza até à data 9.638 pessoas curadas.

Sobre as 170 situações ativas, é referido que 60 são casos importados e 110 de transmissão local, estando estas pessoas a cumprir isolamento.

A DRS menciona que no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, estão internados cinco doentes nas unidades polivalentes dedicadas e dois na área de cuidados intensivos.

Outras 40 pessoas cumprem o isolamento numa unidade hoteleira e as restantes em alojamento próprio, lê-se na mesma nota.

“No total, há 98 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem da RAM”, indica o documento da direção regional.

Por outro lado, 413 pessoas estão em vigilância ativa nos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo e 31.715 viajantes estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.070.508 mortos em todo o mundo, entre mais de 188,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.194 pessoas e foram registados 922.747 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights