Mário André Macedo Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

Balanço da presidência portuguesa na saúde

07/18/2021

A presidência portuguesa da UE terminou a 30 de junho, tendo passado o testemunho à Eslovénia, o último país do trio de presidências, iniciado pela Alemanha a 1 julho 2020. Ao ter tido o seu início em plena pandemia, os objetivos propostos foram naturalmente influenciados pela crise de saúde pública. Seja na forma de melhor cooperação na área da saúde e social, ou na procura de melhores respostas para o processo de vacinação.

Na área da saúde, é inegável que houve muitos avanços a considerar e elogiar. Também é verdade que era esperado mais liderança e iniciativa em momentos chave durante o curto mandato. Logo no mês janeiro, foi lançado um quadro comum europeu para o reconhecimento mútuo dos testes realizados na UE, bastante útil e que facilita a vida dos cidadãos.

Em março, obteve-se o consenso em torno do programa UE pela saúde. Tem como metas a melhoria da saúde pública, expandir o acesso aos cuidados de saúde e melhorar a sua qualidade, reduzir as desigualdades em saúde e facilitar a introdução da inovação e digitalização na saúde. São objetivos essenciais, não apenas em Portugal, mas em toda a união. Se a declaração for acompanhada de financiamento real, tratar-se-á de uma poderosa ferramenta para alavancar a saúde dos europeus.

Obteve-se um compromisso de doação de 2,47 mil milhões de euros, através da comissão europeia, para a plataforma Covax. Trata-se de uma estratégia que produz efeitos a médio-longo prazo, especialmente se considerarmos que a UE reservou mais doses do que o necessário para vacinar a sua população, pelo que, no imediato, este valor apesar de considerável produzirá pouco efeito. A doação de vacinas é bem mais eficaz no curto prazo.

Nos meses de maio e junho, tivemos dois eventos que envolvem diplomacia da saúde, onde era esperado uma atuação mais assertiva e ambiciosa por parte do país que assumia a presidência da UE: A assembleia mundial de saúde no âmbito da OMS, e a cimeira de saúde do G20. 

No evento organizado pela OMS, infelizmente, com a exceção de uma resolução a pedir que o Vaticano seja admitido como membro da organização, não há nada para registo futuro. Escandalosamente curto para um país cujo maior soft power é precisamente o setor da saúde. Estes são momentos crucias, para brilhar e afirmar as nossas ideias e valores. Na qualidade de país com a presidência da UE, a responsabilidade era acrescida. A nossa diplomacia não esteve à altura da importância do evento.

Talvez por ser em Roma, ou talvez por ser organizado no âmbito do G20, a diplomacia portuguesa investiu mais na cimeira da saúde. O próprio primeiro-ministro esteve presente, onde reforçou a necessidade de maior cooperação internacional, deixou críticas ao nacionalismo de vacinas e barreiras ao comércio, finalizando com um reconhecimento ao SNS e seus trabalhadores.

O discurso foi positivo, lamentavelmente, as ações não acompanharam na mesma medida. Numa altura que os EUA anunciam o apoio à suspensão das patentes e um reforço das doações de vacinas para 500 milhões de doses, o país com a presidência da UE esperou, e por fim seguiu a posição alemã. Pertenceu a Espanha a missão de defender a solidariedade e saúde global.

O texto final foi desapontante. No combate à Covid-19, não existe uma menção ao “direito universal à saúde”, substituído por “acesso equitativo e acessível” a bens específicos. As vacinas são reconhecidas como um bem público global, mas o nacionalismo de vacinas não é rejeitado, sendo até reafirmado o desejo de trabalhar no seio da Organização Mundial de Comércio, onde a UE bloqueia qualquer acordo tendo em vista a suspensão das patentes.

Portugal teve uma oportunidade de ouro para se afirmar como campeão da saúde global, aumentando a sua reputação e credibilidade mundial. Optou por uma diplomacia certinha, que não causasse querelas com Berlim. Resta-nos o bom e recentemente expandido compromisso de doações para PALOP’s e Timor, como consolação de não ter ido mais longe durante a presidência europeia.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights