BE apresenta diploma esta semana para ampliar Hospital Garcia de Orta

19 de Julho 2021

O grupo parlamentar bloquista vai apresentar esta semana um diploma para a ampliação do Hospital Garcia de Orta, em Almada, sustentando a decisão com a necessidade de investimento nesta unidade de saúde que serve o dobro da capacidade prevista.

“Apresentaremos ainda esta semana no parlamento um projeto, precisamente, para que haja investimento para a ampliação do Garcia de Orta”, disse a coordenadora do BE, Catarina Martins, em conferência de imprensa, no final de uma reunião com a administração do hospital.

A dirigente bloquista disse que o projeto de ampliação – que existe, mas não tem início previsto – “é muito importante”, já que o Garcia de Orta foi projetado para “servir uma população de 150 mil pessoas”, no entanto, atualmente recebe mais do dobro desse número.

“Vivemos aqui o problema, em Almada, com o Garcia de Orta, que tem vivido, aliás, todo o distrito de Setúbal, da falta de investimentos previsto para esta região. A ampliação do Hospital Garcia de Orta não está prevista neste momento, temos um programa de recuperação, a promessa de investimento, nomeadamente, na saúde, mas é preciso não esquecer zonas com uma enorme pressão populacional”, sustentou.

Catarina Martins não especificou o tipo de diploma que vai ser apresentado na Assembleia da República.

A propósito da visita a esta unidade de saúde, a coordenadora do BE reiterou a necessidade de contratar profissionais de saúde, advogando que, apesar das contratações anunciadas pelo Governo, o número de profissionais que abandonou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante a pandemia foi maior.

“É fundamental olharmos para a necessidade de fixação de profissionais do SNS. Acresce que há muitos profissionais a temor que foram sendo contratados e que devem ser vinculados”, vincou Catarina Martins, acrescentando que há urgência em “vincular já”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights