Marcelo critica Groundforce e confia que Governo encontrará solução em breve

19 de Julho 2021

O Presidente da República criticou esta segunda-feira a Groundforce, considerando que tem havido "obstinação" por parte da empresa em geral e de alguns responsáveis em particular, mas declarou-se confiante de que o Governo encontrará uma solução em breve.

Marcelo Rebelo de Sousa falava em resposta a questões dos jornalistas, no Aeroporto da Madeira, onde se encontra para participar na sessão solene comemorativa dos 45 anos da instalação da Assembleia Legislativa Regional.

Questionado se está preocupado com a greve desta empresa de assistência em terra à aviação, o chefe de Estado respondeu: “Naturalmente que me preocupa a posição, a obstinação que tem havido da Groundforce em geral, e em particular de alguns dos responsáveis da Groundforce, porque estão a prejudicar o país”.

“Tenho a certeza de que o Governo está a fazer tudo o que pode, mas há coisas que demoram tempo a pôr de pé. Vamos ver, vamos esperar mais uns dias, uns dias”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, que tinha ao seu lado o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

À chegada à Assembleia Legislativa Regional da Madeira, no Funchal, o Presidente da República voltou a ser questionado pela comunicação social sobre a greve da Groundforce e o seu impacto nesta região autónoma.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que o impacto da greve “nota-se em todo o território português” e reiterou as críticas à Groundforce e a mensagem de apoio ao Governo da República.

“Compreendo o que o Governo está a fazer, permanentemente, para encontrar uma solução. Já foram tentadas várias vias. Tenho pena que a Groundforce não tenha facilitado e, dentro dela, alguns responsáveis da Groundforce não tenham facilitado isso. Mas tenho a certeza de que muito brevemente o Governo encontrará uma solução que permita desbloquear o que está a ser muito mau para o turismo nacional”, declarou.

O chefe de Estado disse que só no domingo “foram praticamente duas centenas de voos desviados, cancelados, perturbados”, mas manifestou-se convicto de que “agosto já vai ser diferente”.

“Felizmente, tive a boa notícia agora de que aqui na Madeira o aeroporto está no topo dos aeroportos portugueses, com 39 voos só hoje”, assinalou, porém, o Presidente da República, acrescentando que há um “regresso em força do turismo britânico, e proximamente, dentro de uma semana, uma semana e meia, do turismo alemão” a esta região.

“Grandes notícias para a Madeira e para Portugal”, congratulou-se.

Interrogado sobre como vê a evolução da Covid-19 em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa retorquiu: “Eu vejo exatamente como vi. Há 15 dias ou três semanas, houve quem dissesse que daí a quinze dias haveria um crescimento acentuado de casos, uma multiplicação de casos e depressão hospitalar e de mortos. Felizmente, isso não aconteceu”.

Segundo o Presidente da República, “há genericamente linhas estáveis”.

“O número de mortes está estável, a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) mesmo quando tem crescido não tem sido de forma muito significativa, e o número de casos tem andado estável”, apontou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights