Hospital de São João sensibiliza para a doação de órgãos após decréscimo devido à pandemia

20 de Julho 2021

O Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) registou no ano passado um decréscimo de 47% de dadores de órgãos falecidos, indicou esta terça-feira a coordenadora hospitalar de doação deste hospital do Porto, que está a apostar na sensibilização.

O decréscimo registado em 2020, face a 2019, deveu-se à suspensão da atividade de colheita de órgãos e transplantação, pelo risco de transmissão do novo coronavírus.

Dados do Gabinete de Colheita e Transplantação (GCCOT) do CHUSJ mostram que este hospital registou um decréscimo de dadores falecidos na ordem dos 47%.

Mas, no Dia Nacional do Dador de Órgãos e da Transplantação que hoje se assinala, a médica intensivista e coordenadora do transplante hospitalar do CHUSJ, Carla Basílio, adianta que “atualmente se assiste já à completa retoma do ritmo normal e previsível da transplantação no São João”.

“Contámos já no primeiro semestre de 2021 com 23 colheitas, 16 em DMC [dadores em morte cerebral] e sete em DPCC [dador em paragem cardiocirculatória]”, enumerou a médica.

Carla Basílio somou “41 transplantes de rins, quatro dos quais de dador vivo, cinco colheitas de transplantes de coração, todos transplantados, 86 colheitas de córneas e 70 transplantes, e 53 colheitas com 52 transplantes de células hematopoiéticas”.

No âmbito deste trabalho de retoma e numa iniciativa que visa a sensibilização da comunidade para a doação de órgãos, o CHUSJ decidiu associar-se ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e ilumina hoje de verde – cor que tem sido associada à doação e transplantação em Portugal – a fachada do hospital.

O objetivo da iniciativa é “reconhecer os profissionais envolvidos, os doentes transplantados, bem como agradecer aos dadores vivos e às famílias dos dadores falecidos, cuja generosidade permite salvar inúmeras vidas”, descreveu a coordenadora hospitalar de doação do CHUSJ.

A atividade de transplantação teve início neste centro hospitalar do Porto em 1983, com um transplante renal.

Foi, também, no CHUSJ que se realizou o primeiro transplante de coração, em 1987, bem como o primeiro transplante renal de dador vivo, em 2004, e o primeiro transplante renal com dador em paragem cardiocirculatória, em 2016.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights