Vacina de dose única da Janssen contra a Covid-19 demonstrou resposta imunológica duradoura

20 de Julho 2021

Os resultados interinos do subestudo da fase 1/2a publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) demonstraram que as respostas imunitárias, humoral (anticorpos) e celular (células-T), induzidas pela vacina contra a Covid-19 de dose única Janssen foram robustas e estáveis durante pelo menos oito meses após a imunização.

A companhia anunciou os resultados preliminares deste subestudo no primeiro dia deste mês.

Os dados demonstraram que a resposta das células-T – incluindo as células -T CD8+ que eliminam células infetadas – persistiram ao longo do período de oito meses examinado.

Dados do estudo realizado em colaboração com Dan Barouch, M.D., Ph.D., et al., do Beth Israel Deaconess Medical Center, sugerem a maturação da resposta imunitária por parte das células B sem necessidade de dose de reforço. As células B maduras produzem anticorpos, que podem contribuir para combater o vírus que provoca a doença Covid-19.

Os resultados indicam que uma dose única da vacina da Janssen, empresa farmacêutica do Grupo Johnson & Johnson, contra a Covid-19 induziu respostas humoral e celular duradouras, incluindo a produção de anticorpos neutralizantes contra a variante Delta (B.1.617.2) e outras variantes SARS-CoV-2, incluindo as variantes Alpha (B.1.1.7), Beta (B.1.351), Gama (P.1), Epsilon (B.1.429) e Kappa (B.1.617.1), bem como contra a estirpe original SARS-CoV-2 (WA1/2020). Estes dados sugerem uma expansão dos anticorpos neutralizantes ao longo de oito meses, a par de uma resposta imunitária duradoura das células- T e provável maturação das células B.

“Estes dados fornecem informações mais profundas sobre as respostas imunitárias celular e humoral duradouras induzidas pela vacina de dose única da Janssen contra a COVID-19, contra a variante Delta e outras variantes preocupantes (VOC)”, disse Mathai Mammen, M.D., Ph.D., Global Head, Janssen Research & Development da Johnson & Johnson. “O estudo mostrou que os anticorpos neutralizantes específicos contra as variantes aumentaram ao longo dos oito meses avaliados após a vacinação, sugerindo a maturação da resposta imunitária das células B. Além disso, a resposta imunitária das células -T é especialmente robusta e estável ao longo do tempo, o que também é potencialmente importante para a atividade contra estas variantes.”

Estes dados complementam os resultados anteriormente publicados na Nature que forneceram evidência da capacidade da vacina para induzir múltiplos componentes da resposta imunitária, bem como dados pré-clínicos publicados na Nature relacionados com a eficácia contra a infeção pelo SARS-CoV-2 resultante da variante Beta em primatas não humanos. No seu conjunto, estas análises indicam que a eficácia potencial das vacinas contra a Covid-19, incluindo a doença causada por variantes, deve ser considerada num contexto imunológico mais amplo no que respeita ao papel dos anticorpos não neutralizantes, das células B e T.

Dados adicionais de uma nova análise de amostras de sangue, obtidas a partir de um subconjunto de participantes (n=8) no estudo da Fase 3 EMSEMBLE, publicado no bioRxiv, mostraram que a vacina Covid-19 dose única da Janssen induziu uma atividade de anticorpos neutralizantes contra a variante Delta a um nível superior ao observado recentemente para a variante Beta na África do Sul.

O ensaio multicêntrico da fase 1/2a em curso, realizado de forma aleatória, em dupla-ocultação, controlado por placebo, visa avaliar a segurança, a reactogenicidade e a imunogenicidade da vacina da Janssen contra a Covid-19 em dois níveis de dose (partículas de vírus 5×10 ou 1×10), administradas por via intramuscular em esquemas de dose única ou de duas doses, com oito semanas de intervalo, em adultos saudáveis. O estudo está a decorrer em vários locais clínicos na Bélgica e nos Estados Unidos. 

Os resultados deste subestudo são da coorte 1b deste estudo em curso de fase 1/2a, que recrutou 25 adultos com idades entre os 18 e os 55 anos num único local, no Beth Israel Deaconess Medical Center, para estudos detalhados de imunogenicidade exploratória descritiva. Está em curso um acompanhamento adicional com os participantes do ensaio.

PR/HN/RA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights