Merkel preocupada com dinâmica “exponencial” de novas infeções na Alemanha

22 de Julho 2021

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse esta quinta-feira estar preocupada com a dinâmica “exponencial” de novas infeções de Covid-19 no país, particularmente devido à progressão da variante Delta, e exortou a população a ser vacinada.

“Estamos a ter um crescimento exponencial e acho essa dinâmica preocupante. Temos de assumir que teremos uma duplicação em menos de duas semanas” do número de novas infeções, afirmou a chanceler em conferência de imprensa em Berlim.

Desde meados de julho, o número de novos casos diários ultrapassou o milhar, em média.

Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 1.890 novos casos pelo Instituto Robert Koch, a autoridade responsável pela prevenção e controlo de doenças no território alemão.

Face à progressão da variante Delta, mais infecciosa e contagiosa e que agora se tornou na mais presente na Alemanha e em grande parte da Europa, Merkel considerou que a vacinação é mais importante que nunca.

“Toda a vacinação conta. Cada vacinação é um passo, um pequeno passo, rumo ao regresso à normalidade para todos. Quanto mais vacinados formos, mais livres seremos novamente. Não apenas como indivíduos, mas também como comunidade”, vincou.

A chanceler, que se opõe à vacinação obrigatória, recordou que a educação deve ser privilegiada para motivar aqueles que ainda não foram vacinados.

Até hoje, pelo menos 60,4% da população alemã já tinha recebido uma dose das vacinas autorizadas no país e 48% tem já a vacinação completa.

“A todos os que já se vacinaram, digo-vos: procurem mobilizar-se e convencer os outros [que ainda não foram], sejam família, amigos, no campo de futebol”, sugeriu.

Se o número de infeções continuar a aumentar e para “não sobrecarregar o sistema de saúde”, a porta está aberta para a implementação de novas restrições para abrandar a progressão da doença, admitiu a chefe do Governo alemão.

Desde o início da pandemia, 91.458 pessoas morreram na Alemanha de Covid-19, segundo o Instituto Robert Koch.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights