Iraque regista recorde de 12.000 contaminações em 24 horas

26 de Julho 2021

O Iraque registou 12.180 casos de contaminação com o coronavírus responsável pela Covid-19 nas últimas 24 horas, o mais elevado número desde o início da pandemia, de acordo com dados do Ministério da Saúde iraquiano.

No Iraque, até hoje, mais de 1,5 milhões de pessoas foram infetadas com Covid-19 e 18.347 morreram, num país com um sistema de saúde fragilizado e onde a população continua muito cética em relação às vacinas.

O porta-voz do Ministério da Saúde Saif al-Badr explicou que o recorde registado hoje “infelizmente não surpreende, devido ao não cumprimento de medidas sanitárias obrigatórias, como a proibição de reuniões ou o uso de máscaras” por parte da população.

“Este aumento deve-se provavelmente à época de festividades, que gerou muitas manifestações apesar das advertências do Ministério”, acrescentou al-Badr, preocupado com a “perigosa situação de pandemia”.

O maior aumento nas contaminações foi registado na região do Curdistão (norte), com mais de 3.500 casos, mais que o dobro dos casos diários registados em média nos últimos dias.

Dos 40 milhões de iraquianos, pouco mais de 1,3 milhões foram vacinados até este momento, segundo dados do Ministério, que não especifica o número de pessoas que receberam as duas doses.

As autoridades iraquianas dizem que lutam ainda contra a desconfiança nas instituições e a circulação de informações falsas, que prejudica a estratégia de combate à pandemia.

Por outro lado, dois incêndios em unidades de combate à Covid-19 de um hospital em Bagdade – em abril, que provocou mais de 80 mortes – e em Nassiriya – em meados de julho, que causou 60 mortes – agravaram as condições do sistema hospitalar e alimentaram a raiva da população.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.163.235 mortos em todo o mundo, entre mais de 194,1 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights