Reprimida manifestação de estudantes contra morte de colega em Kinshasa

26 de Julho 2021

A polícia reprimiu esta segunda-feira uma manifestação estudantil na Universidade de Kinshasa contra a morte de um colega morto por um agente da polícia no sábado, de acordo com a agência AFP.

O estudante, Honoré Shama, foi morto por um polícia que o acusou de não usar máscara enquanto gravava um vídeo na capital da República Democrática do Congo (RDC).

“Oito estudantes foram presos e exigimos a sua libertação incondicional” e outros estão “feridos”, disse à AFP Philippe Kasongo, um estudante da faculdade de literatura.

Os estudantes tentaram várias vezes sair do campus, mas foram impedidos de o fazer pela polícia antimotim.

“Estamos a protestar contra a morte do nosso camarada no sábado por um agente da polícia enquanto ele fazia um trabalho prático. Foi uma marcha pacífica, mas a polícia veio para a reprimir”, disse Daniel, um estudante da Faculdade de Direito, à AFP.

O uso de máscaras é obrigatório, sob pena de uma multa de 10.000 francos congoleses (4,23 euros) na RDC, que enfrenta uma terceira vaga de Covid-19, mas a polícia é regularmente acusada de assédio. O país registou 48.503 casos, com 1.023 mortes, desde março de 2020.

“Dói muito ver um estudante ser morto desta forma por um agente da lei. Ainda estou muito chocado por ver a polícia chegar e reprimir a nossa marcha. Não temos nós o direito de denunciar o assassinato do nosso amigo?”, questionou o estudante.

Várias dezenas de polícias de choque e outros agentes armados foram destacados para o troço de estrada que conduz ao local da universidade, onde todas as entradas foram bloqueadas.

Na área em redor do campus, outros estudantes formaram novos grupos e tentaram continuar a marcha, cantando canções anti-polícia e ordenando a todos os que encontraram que tirassem as suas máscaras.

“Eles estão a matar-nos por causa da máscara, não a vamos usar mais”, disse à AFP um estudante de Direito que pediu anonimato.

“Não queremos ver ninguém a usar os silenciadores”, ordenou ele, enquanto os seus camaradas rasgavam as máscaras dos transeuntes que resistiam.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights