Vacinação e recuperação económica marcam reunião com parceiros de Timor-Leste

26 de Julho 2021

A vacinação contra a Covid-19, a recuperação económica e a nutrição e a segurança alimentar marcam a agenda da Reunião de Parceiros de Timor-Leste e de Desenvolvimento (RPDTL), prevista para sexta-feira no país.

O encontro ocorre numa altura crucial para o país, que nos últimos anos viveu os efeitos de uma crise política e económica, o impacto da pandemia e os efeitos das cheias de abril.

Por isso, e segundo o Ministério das Finanças, os encontros previstos para esta semana, a nível bilateral e multilateral, são uma oportunidade para “analisar os desafios” atuais à agenda de desenvolvimento.

“O país está numa encruzilhada crítica e é vital que o Governo comunique a sua visão para o próximo ano aos seus parceiros de desenvolvimento, para garantir que todos estão a trabalhar na mesma direção”, sustentou o executivo.

“Avançar Além da Crise – Reconstruir Melhor para o Desenvolvimento Inclusivo e a Recuperação” é o tema geral dos encontros deste ano, com os vários países e instituições envolvidas no apoio ao desenvolvimento de Timor-Leste a apresentarem pontos da situação dos programas e projetos em curso e planeados.

Antes da reunião mais alargada, o calendário de encontros arranca, na terça-feira, com as reuniões bilaterais, lideradas pelo ministro das Finanças, Rui Gomes, e pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Adaljiza Magno.

Na quarta-feira está prevista uma reunião dedicada apenas ao tema de integração económica regional e na quinta um encontro sobre o processo de adesão à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Na sexta-feira, está prevista a reunião alargada com os parceiros de desenvolvimento, com debates e apresentações sobre o processo de vacinação e a resposta à Covid-19, a recuperação depois das cheias de abril e o tema da nutrição e segurança alimentar.

A reunião é marcada pela tentativa de recuperação económica, que já tinha marcado a agenda do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2020 e 2021, mas que acabou por sofrer pelo impacto do agravamento da pandemia da Covid-19 e pelas cheias.

Durante a reunião deverá ser lançado o novo Plano Nacional de Ação para Nutrição e Segurança Alimentar.

Estão previstas, entre outras, intervenções do chefe de Estado timorense, Francisco Guterres Lú-Olo, do Governo, Taur Matan Ruak, de vários membros do executivo e do líder do maior partido do Governo, Mari Alkatiri, secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

VP Formação distinguida como parceira Premium do OET

VP Formação alcança estatuto de Premium Preparation Partner do Occupational English Test, reconhecendo sete anos de excelência na preparação de profissionais de saúde para certificação internacional

MAIS LIDAS

Share This