João Miguel Domingos Fundador e chairman da MedicineOne

A tecnologia é um suporte fundamental na área da Saúde

07/28/2021

A tecnologia tem um impacto enorme na área da saúde. Nesta área que existem equipamentos com tecnologia de ponta que são usados para diagnosticar e tratar doenças complexas. Alguns dos medicamentos que tomamos envolveram tecnologias de última geração para serem desenvolvidos. Sem eles, os médicos, a medicina, perderiam muita da sua eficácia.

Esta realidade aplica-se também ao software. Soluções com inteligência clínica são companheiros essenciais dos médicos, ajudando-os a identificar riscos e a tomar decisões mais contextualizadas com a realidade única de cada pessoa. Assim alcançam mais rapidamente os objetivos clínicos, consomem menos recursos e aumentam a esperança e qualidade da vida dos que servem.

Não há nada mais complexo que o corpo humano e por isso, pedir a um médico que faça o seu trabalho sem recurso a tecnologia é pedir-lhe que faça milagres.

Para ajudar os profissionais a lidarem com estes enormes desafios, a MedicineOne produz uma solução de software de gestão clínica integrada, cobrindo todas as áreas de operação dos profissionais. Embora a solução abranja também as áreas administrativas, logísticas e financeiras, é na área clínica que temos o nosso coração e onde fazemos maior investimento.

O nosso objetivo é o de construir uma solução onde seja impossível um profissional de saúde cometer um erro evitável. O erro clínico é responsável por centenas de milhares de mortes todos os anos em todo o mundo. Esta realidade demonstra a complexidade do trabalho que é exigido aos profissionais de saúde e o quanto eles precisam de ser ajudados por boa tecnologia.

Sistemas de apoio ao diagnóstico e à decisão, de inteligência artificial, de apoio à formação contínua, etc, são essenciais para que o médico, farmacêutico, enfermeiro e outros consigam cumprir a sua missão.

Temos um longo historial de investimento nesta área. Desde 1993 que a nossa solução dá apoio à decisão na prescrição. Fomos provavelmente os primeiros no mundo a fazê-lo. Esta é uma característica base de qualquer versão do M1. Ao longo dos anos temos alargado as áreas de atuação destes sistemas e melhorado a sua qualidade.

Recentemente reforçámos a nossa aposta nesta área, desenvolvendo projetos inovadores com o Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Estes projetos estão focados na melhoria do desempenho dos profissionais para que atinjam um patamar de excelência.

Nos dias que vivemos, é impossível falar de tecnologia na área da saúde sem falar em teleconsulta. A teleconsulta tem-se revelado uma ferramenta essencial para combater a quebra nos cuidados de saúde provocada pela pandemia. A MedicineOne tem vindo a trabalhar na área dos telecuidados desde há 3 anos. Por coincidência, o lançamento do produto aconteceu na primeira semana do estado de emergência, em março de 2020. Desde então já foram realizadas dezenas de milhares de teleconsultas que, provavelmente, sem esta tecnologia, não teriam acontecido.

O futuro trará um forte investimento nos sistemas de inteligência clínica que fazem toda a diferença no desempenho dos profissionais de saúde, o alargamento da cobertura funcional da solução para cobrir toda a jornada de saúde de um doente, o suporte à medicina baseada no valor e os importantes sistemas de inteligência artificial em diversas áreas. Com esta evolução brevemente seremos capazes de competir e ser bem sucedidos internacionalmente.

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights