HRW alerta para deterioração de condições na cidade nigeriana de Lagos

28 de Julho 2021

A pandemia de Covid-19 levou à deterioração das condições de muitas famílias a residir na cidade de Lagos, na Nigéria, onde necessidades básicas, como a alimentação, não estão a ser satisfeitas, segundo um relatório da Human Rights Watch (HRW) esta quarta-feira divulgado.

No relatório “Entre a Fome e o Vírus: O impacto da pandemia de Covid-19 nas pessoas que vivem na pobreza em Lagos, Nigéria”, a organização não-governamental (ONG) relata como “um confinamento de cinco semanas, o aumento do preço dos alimentos e uma prolongada desaceleração económica” tiveram um “impacto devastador” em várias partes da sociedade.

“A realidade perturbadora da crise de covid-19 para muitas famílias em Lagos foi a fome e a escassez”, afirmou a investigadora da HRW para a Nigéria, Anietie Ewang, citada em documentos da organização.

“Com as pessoas ainda a lutarem diariamente pela sobrevivência, a pandemia destacou a necessidade crítica de um sistema de segurança social funcional que permita a todos os nigerianos alcançar um padrão de vida adequado”, acrescentou a investigadora.

A HRW recorda que o Banco Mundial previu, em janeiro deste ano, que a pandemia de Covid-19 iria levar mais 10,9 milhões de nigerianos para a pobreza até 2022. Em Lagos, mais de 20 milhões de pessoas vivem em bairros ou bairros de lata, ficando mais vulneráveis às consequências da doença.

O relatório resulta de entrevistas realizadas a mais de 60 pessoas de 13 comunidades no estado de Lagos entre maio de 2020 e março de 2021, analisando, em simultâneo, as informações divulgadas pelas autoridades oficiais nigerianas.

A HRW regista que a pandemia afetou de forma grave os trabalhadores temporários, os moradores em bairros de lata e outras famílias pobres em Lagos.

“A ausência de um sistema de segurança social funcional significou que o apoio do Governo, incluindo transferência de dinheiro e entrega de alimentos, alcançou apenas uma franja da população a sofrer com fome”, refere a organização.

Nesse sentido, a ONG recorda que antes da pandemia da Covid-19 a Nigéria tinha já falta deste sistema, remetendo para o Banco Mundial, que em 2019 tinha anunciado que apenas “4% dos 40% dos agregados familiares mais pobres” tinham acesso a alguma forma de programa de apoio social.

Em junho de 2020, o Governo federal da Nigéria aprovou um Plano de Sustentabilidade Económica no valor de 2,3 biliões de nairas (4,74 mil milhões de euros, ao câmbio atual), que incluía dinheiro para expandir um programa de transferência de fundos para os cidadãos.

De igual forma, o Governo federal e o governo do estado de Lagos garantiram a distribuição de alimentos, com Abuja a reclamar a entrega de comida a mais de 500.000 pessoas.

No entanto, a HRW considera que estes apoios “foram escassos”, citando dados do Gabinete de Estatísticas da Nigéria, que mostrava que, em novembro de 2020, apenas 0,6% dos agregados familiares tinha recebido transferências monetárias e 3,5% apoio alimentar no mês anterior.

Desde o início do ano que decorre um novo programa de transferência de dinheiro para as populações, que pretende alcançar mais um milhão de pessoas, mas, de acordo com a HRW, “ainda não está totalmente operacional”.

De acordo com os dados mais recentes do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o continente conta mais de 6,54 milhões de casos desde o início da pandemia, incluindo mais de 166 mil mortes.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.179.675 mortos em todo o mundo, entre mais de 195,2 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights