Blinken apoia investigação sobre origem do vírus em reunião com OMS

29 de Julho 2021

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, demonstrou esta quinta-feira apoio à investigação sobre a origem da pandemia na China, após reunir-se com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, no Kuwait.

“Os Estados Unidos [da América] apoiam o plano da OMS em realizar mais investigações sobre as origens da covid-19, inclusive na República Popular da China, para perceber melhor a pandemia e prevenir a próxima”, escreveu o chefe de diplomacia norte-americana na rede social Twitter, no final da reunião.

De acordo com um comunicado, Antony Blinken disse que a próxima fase da investigação deve ser realizada por especialistas de forma “transparente” e “oportuna”, mas também “baseada em evidências” e “sem interferências”.

O secretário de Estado dos Estados Unidos insistiu também na “importância de a comunidade internacional concordar com esta questão crucial”.

Antony Blinken e Tedros Ghebreyesus aproveitaram ainda para discutir a colaboração dos Estados Unidos da América (EUA) “para continuarem a reformar e a fortalecer a OMS”, cujo ex-Presidente, Donald Trump, bateu com a porta.

Mais de um ano e meio após o início da pandemia, os cientistas ainda batalham para encontrar a origem do novo coronavírus SARS-COV-2, tendo o assunto se tornado um ponto de discórdia entre Washington e Pequim.

A teoria de que a Covid-19 poderia ter escapado de um laboratório da cidade chinesa de Wuhan, onde foi detetada inicialmente no final de 2019, voltou a ganhar força nos últimos meses, depois de ter sido esquecida por algum tempo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights