Milhões de famílias nos EUA ameaçadas de despejo devido ao fim das moratórias

1 de Agosto 2021

Milhões de famílias americanas têm sido ameaçadas de despejo a partir de hoje numa altura de ressurgimento da pandemia de covid-19 e da cacofonia política envolvendo tanto o parlamento como a Casa Branca.

Com milhares de milhões de dólares em fundos públicos destinados a ajudar os inquilinos ainda não utilizados, o Presidente Joe Biden instou esta semana o Congresso a prorrogar uma moratória para despejos por renda não paga, que expirou à meia-noite de sábado.

Mas os Republicanos opuseram-se aos esforços Democratas para prorrogar a proibição de despejo até meados de outubro.

Bloquear a medida é um “ato de pura crueldade” “que atira as crianças e as famílias para a rua”, disse no Twitter a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi.

A partir de agora, os eleitos da Câmara dos Representantes estão de férias até ao final de agosto, e serão seguidos pelos do Senado uma semana mais tarde, travando qualquer esperança de um acordo rápido.

De acordo com estatísticas do instituto de investigação independente CBPP, mais de 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos estão têm rendas em atraso.

Além destes, cerca de 3,6 milhões de inquilinos acreditam estar em risco de despejo dentro de dois meses, de acordo com um inquérito do Bureau of Statistics a cerca de 51 milhões de inquilinos no início de julho.

A suspensão dos despejos foi adotada em setembro de 2020 pelos centros de controlo e prevenção de doenças (CDC), a principal agência de saúde pública dos EUA, e depois prorrogada várias vezes em nome da luta contra a propagação da covid-19.

Mas o Supremo Tribunal decidiu em junho que qualquer nova extensão deveria ser decidida pelo Congresso.

Por outro lado, o dinheiro previsto pelo Governo federal para ajudar os inquilinos em dificuldades a pagar as rendas está a demorar a chegar às contas bancárias devido a procedimentos burocráticos complexos.

Por exemplo, dos 46.000 milhões de dólares que o Governo reservou, dos quais 25.000 milhões foram desembolsados no início de fevereiro, apenas 3.000 milhões chegaram aos destinatários.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights