Aumento de casos preocupante na Guiné-Bissau devido a incumprimento de medidas de prevenção

2 de Agosto 2021

O secretário do Alto Comissariado para a Covid-19 na Guiné-Bissau considerou esta segunda-feira que o aumento de casos no país é “preocupante” e salientou que está relacionado com o incumprimento das medidas de prevenção.

O aumento de novos casos e registo de mais vítimas mortais “demonstra o que temos vindo a dizer”, que “a covid-19 existe, ainda está em circulação e o que justifica este aumento de casos é que as pessoas não cumprem minimamente as recomendações”, afirmou à Lusa Plácido Cardoso.

“A situação é preocupante”, afirmou o médico, apelando às pessoas para não só respeitarem as medidas de prevenção da doença, como também aderirem à vacinação.

“Quanto mais pessoas estiverem vacinadas mais imunidade temos”, disse.

O médico explicou que o Alto Comissariado está a preparar a chegada de mais vacinas contra a Covid-19 para iniciar a vacinação em todas as regiões sanitárias no país.

Atualmente, a vacinação decorre apenas no Setor Autónomo de Bissau, Biombo e Bafatá, regiões onde há mais registos de casos.

A Guiné-Bissau registou desde o início da pandemia 4.498 casos de Covid-19 e 76 vítimas mortais, duas das quais na última semana.

As últimas semanas no país têm sido caracterizadas por um aumento de novos casos, tendo o Alto Comissariado considerado já tratar-se da terceira vaga da pandemia.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.227.765 mortos em todo o mundo, entre mais de 198,2 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cancros hepáticos e biliares mantêm alta mortalidade em Portugal

Os cancros do fígado e das vias biliares figuram entre as doenças oncológicas com maior taxa de mortalidade em Portugal e a nível mundial. Especialistas e a Europacolon alertam para a necessidade de diagnóstico precoce e reforço da prevenção, apontando o consumo de álcool, a obesidade e a falta de rastreio como fatores críticos. A imunoterapia e as terapias dirigidas trazem novas esperanças, mas o silêncio em torno da doença persiste.

SNS: o melhor seguro de saúde dos portugueses

Sérgio Sousa: Mestre em Enfermagem de Saúde Pública; Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM; Enfermeiro Responsável do Serviço de Saúde Pública da ULSM; Coordenador Local da Equipa de Saúde Escolar da ULSM

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights