Campanha sensibiliza portugueses para o impacto da dermatite atópica no dia a dia dos doentes

2 de Agosto 2021

A Sanofi lançou recentemente uma campanha para sensibilizar a população para o impacto da dermatite atópica na vida dos doentes. A iniciativa conta com o apoio da Associação Dermatite Atópica Portugal.

A doença caracteriza-se por ser uma patologia inflamatória crónica da pele que, particularmente na sua forma moderada a grave, é responsável por lesões físicas, mas também emocionais e socioeconómicas.

Apesar de ser uma doença com efeitos visíveis (como vermelhidão, inchaço, pele seca, fissuras, lesões descamativas, crostas) a dermatite atópica apresentam outras doenças atópicas concomitantes, como rinite, asma e alergias alimentares.

Estima-se que a dermatite atópica afete 4,4% dos adultos na União Europeia1 e cerca de 10% a 20% da população pediátrica a nível mundial. Uma grande percentagem dos doentes sofre de vergonha e ansiedade.

É sabido que os distúrbios de sono, que afetam cerca de 34% destes doentes, podem levar a fadiga e prejudicar o dia a dia, incluindo a performance no trabalho, ou provocar mesmo absentismo laboral. Sabe-se, através do primeiro estudo sobre o Impacto da Dermatite Atópica em Portugal, que doentes com patologia moderada a grave perdem entre 3 a 9 dias de trabalho por ano, ou seja um perda média de produtividade de 24%.

Em Portugal dermatite atópica representa um custo anual de 1.018 milhões de euros.

Neste sentido, Joana Camilo, presidente da ADERMAP sublinha a importância de alertar para sintomas e o impacto desta patologia. “Estas campanhas são essenciais para sensibilizar a população para a dermatite atópica e as suas consequências físicas e emocionais. Além disso, poderá contribuir para que os próprios doentes sejam agentes ativos na procura por mais informação, correto diagnóstico e tratamento adequado”.

Para Francisco del Val, General Manager da Sanofi Genzyme “ao conhecermos melhor esta realidade escondida, mas vivida por milhares de pessoas, mais facilmente podemos compreender o seu dia a dia e dar o nosso apoio.”

“Acreditamos que um bom conhecimento da doença a par do diagnóstico precoce e do tratamento adequado podem contribuir para uma melhoria considerável da qualidade de vida e trazer uma nova esperança para quem vive com dermatite atópica”, conclui.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights