Juiz do estado norte-americano do Arkansas suspende proibição do uso de máscaras

7 de Agosto 2021

Um juiz do Arkansas suspendeu temporariamente a lei de proibição estadual de ordem de máscara nas escolas, devido à discriminação entre ensino público e privado e para proteger os menores de 12 anos que ainda não foram vacinados

O juiz do condado de Pulaski, Tim Fox, emitiu sexta-feira uma medida liminar contra a lei que o governador Asa Hutchinson assinou em abril que suspende a obrigatoriedade do uso de máscara por entidades governamentais.

A lei proibitiva estava a ser contestada por dois processos, incluindo um de um distrito escolar na zona este do Arkansas, onde mais de 900 funcionários e alunos estão a cumprir quarentena, devido a um surto de covid-19.

A lei “não pode ser aplicada de qualquer forma ou feitio”, disse Tim Fox, enquanto se aguarda uma nova ação judicial.

Já Asa Hutchinson disse que a mudança era necessária para proteger as crianças menores de 12 anos que não podem ser vacinadas, uma vez que os casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-COV-2 e os internamentos hospitalares dispararam no estado norte-americano.

Na quinta-feira, um painel da Câmara dos Representantes rejeitou duas medidas que poderiam permitir que alguns distritos escolares emitissem exigências de máscara.

Houve pedidos crescentes para suspender a proibição antes do início do ano letivo em todo o estado até ao final de agosto.

O distrito escolar de Marion, um dos que desafia a lei de proibição obrigatória, disse hoje que 949 funcionários e alunos foram colocados em quarentena desde o início das aulas, na semana passada, devido a um surto de covid-19. O distrito acrescentou que 54 alunos e 11 funcionários testaram positivo à doença.

“Acho que nos vamos arrepender se não tomarmos medidas. Só espero que as consequências não sejam fatais para as crianças, funcionários e professores neste estado”, disse o senador democrata Keith Ingram.

Pediatras e autoridades de saúde explicaram que o uso de máscara nas escolas é necessário para proteger as crianças, já que a variante Delta e a baixa taxa de vacinação no Arkansas alimentam os casos crescentes do estado.

Na segunda-feira, o Arkansas revelou o maior aumento, em 24 horas, de internamentos por covid-19 desde o início da pandemia, e o Departamento de Saúde disse, na quinta-feira, que apenas estavam disponíveis 36 camas nas unidades de cuidados intensivos estaduais.

O governador afirmou durante a semana que estava arrependido por ter assinado a proibição do mandado do uso de máscara, dizendo, de acordo com a agência de notícias AP, que “gostaria que isso não se tivesse tornado lei”.

Asa Hutchinson lembrou que assinou o decreto-lei quando os casos de infeções por covid-19 do estado eram muito mais baixos e que a legislação poderia ter anulado.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights