Primeira queixa por assédio sexual contra Andrew Cuomo

7 de Agosto 2021

Uma das 11 mulheres citadas num inquérito independente acusando o governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, de assédio sexual, apresentou queixa contra este, a primeira a ser conhecida depois da divulgação do relatório, informou fonte policial.  

“Ontem (quinta-feira) foi apresentada uma queixa”, confirmou à AFP uma porta-voz do gabinete do xerife do condado de Albany, a capital do Estado, sem mais detalhes.

Segundo vários meios norte-americanos, a queixa foi apresentada por uma mulher, que se queixou de vários gestos inapropriados e indecentes desde o final de 2019 por parte do governador, acusações que este rejeitou.

Esta queixa abre a porta a possíveis processos judiciais ao governador, o qual viu vários dos seus aliados e correligionários democratas, entre os quais o presidente Joe Biden, a apelarem a que se demitisse.

O parlamento do Estado de Nova Iorque abriu um processo que pode levar à sua destituição.

Governador do Estado de Nova Iorque desde 2011, reeleito em 2014 e 2018, Andrew Cuomo, de 63 anos, tornou-se uma figura nacional no pico da pandemia do novo coronavirus, na primavera de 2020, graças às suas conferências de imprensa diárias e teledifundidas, vistas como racionais e tranquilizantes em plena crise.

Segundo o relatório divulgado na terça-feira, a assistente que apresentou queixa deplorou que ele lhe tenha feito “declarações íntimas”, “apalpado as nádegas” várias vezes, durante abraços e fotografias e, por uma vez, em novembro de 2020, de lhe ter “colocado a mão dentro da blusa e agarrado um seio”.

Por seu lado, Cuomo garantiu, na terça-feira, “nunca ter tocado em alguém de forma inapropriada ou feito avanços sexuais inapropriados”.

O relatório resulta de um inquérito feito pelo gabinete da procuradora do Estado de Nova Iorque, Letitia James.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights