Indonésia detém 113 timorenses que atravessaram fronteira ilegalmente

10 de Agosto 2021

A polícia da região indonésia de Belu, Timor Ocidental, deteve um total de 113 cidadãos de Timor-Leste que atravessaram ilegalmente a fronteira para participar em cerimónias de graduação de grupos de artes marciais, segundo a imprensa local.

O jornal The East Indonesia referiu que uma equipa policial conjunta, atuando com base em informação fornecida pelas autoridades de Timor-Leste, conduziu a operação na zona de Atambua, próximo da fronteira entre os dois países na segunda-feira.

“Os agentes policiais atuaram cerca das 21:00 em duas localizações na zona de Atambua”, noticiou o jornal.

“No primeiro local foram detidas 55 pessoas que estavam concentradas numa zona. No segundo local foram detidas mais 58 pessoas”, adiantou.

Os dois grupos estavam na região para participar em cerimónias de graduação do grupo de artes marciais PSHT, tendo sido transferidos para a esquadra policial.

A ação policial surge depois de apelos das autoridades timorenses que pediram a colaboração do outro lado da fronteira para controlar centenas de membros de um grupo de artes marciais timorense que atravessaram ilegalmente a fronteira com a indonésia nas últimas semanas.

“A Indonésia sabe para onde estas pessoas estão a ir, sabe em que cerimónias estão a participar e poderiam facilmente detê-las e deportá-las para Timor-Leste. Mas o que ocorre é que entram ilegalmente e depois, com riscos de transmissão da covid-19, regressam ilegalmente a Timor-Leste”, explicou à Lusa o vice-ministro do Interior, Antonio Armindo.

“Já pedimos apoio das autoridades indonésias através da Embaixada da Indonésia aqui e o primeiro-ministro também já solicitou à ministra dos Negócios Estrangeiros que levante o assunto com Jacarta”, referiu o vice-ministro.

Os dados dos serviços de inteligência apontam que nas últimas semanas “até 700 pessoas” possam ter atravessado ilegalmente a fronteira para participar em cerimónias de graduação de cinto do grupo de artes marciais PSHT, adiantou.

“Anualmente há este movimento. As pessoas viajam de todos os municípios de Timor-Leste para as cerimónias de graduação em Timor Ocidental. Os nossos serviços têm já uma lista com mais de 360 nomes, mas o total pode rondar os 700”, explicou à Lusa.

O embaixador da Indonésia em Díli, Sahat Sitorus, confirmou à Lusa na segunda-feira ter recebido um pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC) sobre a situação.

“O pedido foi para coordenar com as forças de segurança em Timor Ocidental, especialmente na zona de Atambua, para repatriar os membros dos grupos de artes marciais que se suspeitam entraram ilegalmente na Indonésia para eventos de artes marciais”, disse à Lusa.

“As forças de segurança indonésias estão a tentar localizar estas pessoas que serão imediatamente repatriadas e serão depois colocadas em quarentena em Timor-Leste para prevenir a covid-19”, sublinhou.

As travessias irregulares das pessoas pela fronteira terrestre têm sido desde o início da pandemia o maior fator de risco de transmissão da Covid-19 em Timor-Leste, dada a grande prevalência da doença na metade indonésia da ilha.

Chegadas por via aérea ao país são significativamente mais seguras já que quem chega tem que apresentar testes negativos e tem que cumprir períodos de quarentena, com testes obrigatórios no final, antes de poder sair.

Numa tentativa de resposta a estas travessias terrestres irregulares as autoridades timorenses reforçaram nas últimas semanas todas as operações de patrulhamento, levando à detenção nos últimos três dias de quase 20 pessoas, incluindo facilitadores das travessias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights