Agência Portuguesa do Ambiente fiscaliza água do Ocreza em Proença-a-Nova

11 de Agosto 2021

Técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) recolheram amostras de água para análise, no rio Ocreza, junto à Foz do Cobrão, após alerta da Quercus para a presença de “manchas azuladas”, que podem indicar a presença de cianobactérias.

“O rio, na Foz do Cobrão [Proença-a-Nova] e a montante está verde e apresenta também manchas azuladas, o que pode indiciar a presença de cianobactérias. O caso já foi denunciado à APA”, disse hoje à agência Lusa, Samuel Infante, da associação ambientalista Quercus.

Segundo o ambientalista, na zona existe um açude que é muito utilizado pelas pessoas, situação que pode por em causa a sua saúde, caso se confirme a presença de cianobactérias na água.

“Pode estar em causa a saúde pública”, alerta.

À Lusa, a APA disse que, através da sua Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste (ARHTO), foram recolhidas amostras de água na terça-feira, “para análise da sua qualidade”.

A agência sublinha ainda que a zona em causa “não está identificada como água balnear”, pelo que não é “aconselhado o seu uso”.

“Nesse contexto, solicitou-se ao município de Proença-a-Nova a colocação dos avisos já anteriormente enviados a desaconselhar o banho em zonas não identificadas para a prática balnear”, conclui.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights