‘Task force’ está a “planear” processo de vacinação de jovens entre 12 e 15 anos

11 de Agosto 2021

A 'task force' para a vacinação contra a Covid-19 está a "planear" o processo de administração de vacinas a jovens entre os 12 e os 15 anos, para que as famílias possam organizar-se, disse na terça-feira à Lusa fonte do organismo.

“Está a ser feito o planeamento para essas faixas etárias e que assim que esteja definido (o calendário) será comunicado, para que os pais dos jovens se possam organizar”, disse a mesma fonte.

Em 27 de julho o coordenador da ´task force’, vice-almirante Gouveia e Melo, avançou que a vacinação dos jovens com 16 e 17 anos iria arrancar no fim de semana de 14 e 15 de agosto e que a vacinação dos grupos etários abaixo deveria acontecer nos fins de semana seguintes.

“Em 14 de agosto, vamos iniciar a vacinação dos adolescentes dos 16 e 17 anos. Entre os 12 e os 15 anos será nos dois fins de semana a seguir, se a DGS acordar da importância da vacinação desta faixa da população”, disse na altura Gouveia e Melo.

Ontem, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que têm doenças de risco.

“A DGS recomenda a vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos de idade”, sem necessidade de indicação médica, disse ontem a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa em Lisboa.

Graça Freitas explicou que a decisão surge depois de analisados “novos dados disponibilizados nos últimos dias”, em concreto os impactos registados nos “mais de 15 milhões adolescentes vacinados nos Estados Unidos e na União Europeia”, que revelaram ser “extremamente raros” os casos de miocardites e pericardites.

Sobre a possibilidade de os mais novos – cerca de 400 mil – começarem a ser vacinados contra a Covid-19 antes do arranque do ano letivo, Graça Freitas disse esperar que tal aconteça, mas caso arranque uns dias depois do início das aulas tal “não terá um impacto negativo importante” para a saúde.

O primeiro-ministro congratulou-se também ontem com a recomendação da DGS e disse que “tudo está a postos” para garantir a vacinação dessa faixa etária antes do ano letivo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Lacunas no Reconhecimento e Combate à Obesidade em Portugal

A HealthNews esteve esta manhã na apresentação da 9.ª edição do estudo “Saúde que Conta 2025”, em Lisboa. O evento, moderado pelo jornalista João Moleiro da SIC, contou com a apresentação da investigadora Ana Rita Pedro e reuniu especialistas em painel para debater os alarmantes dados sobre obesidade, literacia em saúde e a urgência de mudar a narrativa em Portugal. Os resultados mostram que uma em cada sete pessoas com obesidade não reconhece a doença e que persiste um forte estigma social

Médicos em greve geral contra reforma laboral e colapso do SNS

A Federação Nacional dos Médicos junta-se ao protesto nacional de 11 de dezembro, acusando o governo de promover uma reforma que precariza o trabalho e agrava a degradação do Serviço Nacional de Saúde, com consequências diretas nos cuidados aos utentes

O lenhador, o aprendiz e o médico do trabalho

José Patrício: Médico Especialista em Medicina do Trabalho e em Medicina Nuclear, com formação e competência em Avaliação do Dano na Pessoa e Curso de Técnico de Segurança no Trabalho. Candidato pela Lista A ao Colégio de Medicina do Trabalho, encabeçada por Carlos Ochoa Leite. Conta com 20 anos de experiência clínica e 10 anos de atividade em Investigação e Desenvolvimento como Gestor Médico no Departamento de I&D da BIAL. É Diretor Clínico de serviços externos e internos de Medicina do Trabalho.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights