Hong Kong perde 87 mil pessoas num ano, maior decréscimo pelo menos desde 1961

13 de Agosto 2021

A população de Hong Kong caiu 1,2% num ano, perdendo 87 mil pessoas, de acordo com os números divulgados na quinta-feira.

O declínio da população é o maior desde que tais dados foram compilados pela primeira vez em 1961 e chega numa altura de grande tensão política.

Estimativas da população de meados de 2021 colocam a população de Hong Kong em 7.394.700, 87.100 (1,2%) abaixo do mesmo período.

Os dados no final de 2020 tinham mostrado um declínio semelhante de 1,2% da população e os números divulgados na quinta-feira indicam que a queda não foi travada.

Hong Kong tinha visto apenas um ano de declínio, de 0,2%, em 2003, o ano da epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e do primeiro grande movimento pró-democracia na região administrativa especial chinesa.

A cidade está a sofrer um declínio populacional natural com mais 11.800 mortes do que nascimentos.

Contudo, a agência governamental de estatística apontou para outra fonte de declínio: a migração. Os dados mostram uma perda líquida de população através da emigração de 89.200 pessoas num ano.

Isto é quatro vezes superior aos já negativos 20.900 registados em meados de 2020.

Em contrapartida, Hong Kong tinha registado um ganho migratório líquido em 2018 e 2019 de 8.500 e 23.000 habitantes, respetivamente.

A antiga colónia britânica, que registou 212 mortos e 12.026 casos desde o início da pandemia da Covid-19, fechou as fronteiras a não-residentes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights