José Presa assume liderança da APEF

13 de Agosto 2021

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) elegeu José Presa como presidente da direção para o biénio 2021-2023.

José Presa é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Medicina Interna e dedica-se às doenças do fígado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) há mais de 20 anos, dirigindo presentemente a Unidade de Hepatologia deste Centro Hospitalar.

De acordo com o comunicado de imprensa da APEF, esta nova direção pretende reforçar o posicionamento institucional da associação e revitalizar a hepatologia a nível nacional, mantendo a cooperação com as associações congéneres. A renovação geracional, a promoção da produção científica nacional na área das doenças hepáticas e a formação de interlocutores privilegiados para os temas do fígado continuarão a ser uma prioridade, assegura a associação.

“Encaro esta eleição com grande orgulho, mas ao mesmo tempo com uma enorme responsabilidade, pois, nos próximos dois anos, um dos grandes projetos que vamos implementar será o da Hepatologia em Rede. Esta terá três vertentes complementares: a convergência na APEF do conhecimento sobre o que cada centro nacional em hepatologia faz; a centralização dos contactos de centros de referência no estrangeiro, de modo a que os nossos associados em formação especifica possam colher na APEF toda a informação fidedigna antes de efetuarem as suas escolhas; e transformar a APEF num hub científico”, refere José Presa.

A nova direção é também constituída pelos médicos Arsénio Santos (vice-presidente), Susana Lopes (secretária-geral), Sofia Carvalhana (tesoureira), Alexandra Rosu (vogal), Luís Maia (vogal) e Sónia Sousa Fernandes (vogal). Os médicos Luís Jasmis (presidente), Dário Gomes (vice-presidente) e Mariana Cardoso (vogal) integram a Assembleia-Geral; Adélia Simão (presidente), Ângela Rodrigues (secretária do Conselho Fiscal) e Catarina Martins (vogal), o Conselho Fiscal.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights