Aumento de casos no Porto Santo obriga a criar novo espaço de isolamento

18 de Agosto 2021

O aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias no Porto Santo levou as autoridades de saúde da Madeira a instalar um novo espaço com 50 camas para isolamento de pessoas infetadas, no pavilhão multiúsos da ilha, foi esta quarta-feira anunciado.

“Na sequência do aumento do número de casos covid-19 no Porto Santo, foi assegurada a disponibilização de um novo espaço para alojar doentes, no pavilhão multiúsos, uma vez que a unidade hoteleira dedicada a estes casos está quase a esgotar a sua capacidade”, lê-se na informação divulgada pelo gabinete do secretário da Saúde madeirense.

O documento refere que a partir de hoje “o Porto Santo irá disponibilizar mais 50 camas para fazer face ao aumento de casos positivos” e acrescenta que “a preparação deste novo espaço resultou de um trabalho conjunto com várias entidades”.

Entre elas estão o Comando Operacional da Madeira, através da Zona Militar da Madeira, o Serviço de Saúde da Madeira, a Direção Regional de Saúde, o Serviço Regional de Proteção Civil, a Autoridade de Saúde local, o município e o responsável do Porto Santo na estrutura do Governo Regional.

O executivo madeirense assegura que “o espaço reúne todas as condições necessárias para assegurar o isolamento e o bem-estar dos doentes com covid-19”.

“A redução do risco de transmissão do vírus depende do comportamento de cada um”, sublinha, enfatizando a importância da adoção de “comportamentos assertivos e do cumprimento escrupuloso das medidas de prevenção da covid-19”.

Fonte do gabinete do secretário da Saúde da Madeira adiantou à agência Lusa que a unidade hoteleira dedicada à Covid-19 no Porto Santo “tem 42 quartos e está no limite, pelo que foi necessário acionar este novo espaço”.

A mesma fonte referiu que, de acordo com os dados das autoridades de saúde, o Porto Santo tinha sinalizados na terça-feira “64 casos ativos”.

Esta ilha tem uma população residente na ordem das 5.000 pessoas, mas é um destino muito procurado nos meses de verão para férias, sobretudo pelos residentes da ilha da Madeira.

Este ano, com algumas ligações aéreas, o Porto Santo tem registado uma população de 30.000 pessoas.

Os mais recentes dados divulgados pela Direção Regional de Saúde, na terça-feira, indicam que a Madeira registou 25 novos casos de Covid-19 e mais 30 casos de recuperação, estando reportadas 308 situações ativas e 10 hospitalizações.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights