OMS continuará no Afeganistão e pede respeito de instalações e pessoal médico

18 de Agosto 2021

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse esta quarta-feira que está determinada a permanecer no Afeganistão e pediu que sejam respeitadas as instalações e os profissionais de saúde, que são mais essenciais que nunca nestes tempos de crise.

Entre janeiro e julho, 26 estabelecimentos de saúde foram atacados e 12 profissionais de saúde assassinados no Afeganistão.

Em resultado dos combates das últimas semanas, aumentou o número de feridos que requerem atenção médica urgente e precisam de ser submetidos a cirurgias.

Só em julho, os 70 centros de saúde que a OMS apoia no país receberam cerca de 14.000 feridos, em contraste com os 4.000 registados em julho do ano passado.

A organização indicou num comunicado que iniciou uma avaliação das necessidades da população deslocada, em termos de serviços de saúde, e que mobilizou duas equipas para fornecerem cuidados médicos, mas referiu que nas últimas 36 horas teve de suspender esta missão devido à insegurança.

Segundo os primeiros relatórios analisados, os casos de subnutrição, hipertensão e diarreia multiplicaram-se entre a população que fugiu dos seus locais de residência, tanto em Cabul como noutras grandes cidades do país.

Também se assistiu ao aumento do número de pessoas que apresentam sintomas compatíveis com Covid-19.

“A interrupção e as demoras nos cuidados de saúde aumentam o risco de surtos de doenças e impede que as pessoas mais vulneráveis recebam a atenção de que, em muitas ocasiões, precisam para salvar a vida”, apontou a OMS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UC e OM vão formar mil jovens internos por ano

A Universidade de Coimbra (UC) e a Ordem dos Médicos (OM) assinaram uma parceria que vai garantir formação contínua anual a mais de mil jovens do internato médico nas regiões Centro e Norte.

Mieloma Múltiplo: GSK anuncia resultados positivos de ensaio clínico de fase III DREAMM-8

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou recentemente os resultados positivos resultantes de uma análise intercalar do ensaio clínico DREAMM-8, fase III, que avaliou belantamab mafodotina, em combinação com pomalidomida e dexametasona (PomDex), versus o tratamento padrão, bortezomib e PomDex, como terapêutica de segunda linha e posterior para o mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O ensaio clínico cumpriu o seu endpoint primário de sobrevivência livre de progressão de doença (PFS) numa análise interina pré-especificada e os resultados foram comunicados face à recomendação do IDMC.

USF Santiago de Palmela reacreditada

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

LG reforça negócio B2B de dispositivos médicos

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio B2B de dispositivos médicos. No total, a empresa oferece agora 13 tipos de monitores médicos, incluindo cinco monitores de diagnóstico, cinco monitores cirúrgicos e três monitores de utilização clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights