Gripe aviária detetada na Costa do Marfim pela primeira vez desde 2015

20 de Agosto 2021

As autoridades da Costa do Marfim detetaram em explorações avícolas casos da gripe aviária da estirpe H5N1, os primeiros desde 2015, anunciou na quinta-feira o Governo.

“Desde 20 de julho, tem sido observada uma elevada mortalidade de aves de capoeira nas explorações tradicionais e modernas de Mondoukou, na cidade de Grand-Bassam, a leste de Abidjan”, refere comunicado do ministro costa-marfinense​​​​​​​ dos Recursos e Pescas, Sidi Tiémoko Touré​​​​​​​.

“As análises laboratoriais confirmaram a presença do vírus da gripe aviária altamente patogénico H5N1”, acrescentou o ministro.

O executivo anunciou o abate, desde sábado, de todas as aves de capoeira na área do surto, como “medidas vigorosas”.

Face a este ressurgimento da gripe das aves na Costa do Marfim, após as crises de 2006 e 2015, as autoridades decidiram também proibir “a importação de aves de capoeira de países infetados”, salientando que a doença reapareceu na África Ocidental em janeiro de 2021.

O vírus H5N1, que propaga a doença, não atinge apenas as aves de capoeira, mas também as selvagens, que migram.

Duas estirpes da gripe aviária – H5N1 (entre 2003 e 2011, após um primeiro episódio em 1997) e H7N9 (desde 2013) – levaram à contaminação humana através de aves de capoeira infetadas na Ásia. No entanto, os casos de transmissão entre humanos continuam a ser raros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Lacunas no Reconhecimento e Combate à Obesidade em Portugal

A HealthNews esteve esta manhã na apresentação da 9.ª edição do estudo “Saúde que Conta 2025”, em Lisboa. O evento, moderado pelo jornalista João Moleiro da SIC, contou com a apresentação da investigadora Ana Rita Pedro e reuniu especialistas em painel para debater os alarmantes dados sobre obesidade, literacia em saúde e a urgência de mudar a narrativa em Portugal. Os resultados mostram que uma em cada sete pessoas com obesidade não reconhece a doença e que persiste um forte estigma social

Médicos em greve geral contra reforma laboral e colapso do SNS

A Federação Nacional dos Médicos junta-se ao protesto nacional de 11 de dezembro, acusando o governo de promover uma reforma que precariza o trabalho e agrava a degradação do Serviço Nacional de Saúde, com consequências diretas nos cuidados aos utentes

O lenhador, o aprendiz e o médico do trabalho

José Patrício: Médico Especialista em Medicina do Trabalho e em Medicina Nuclear, com formação e competência em Avaliação do Dano na Pessoa e Curso de Técnico de Segurança no Trabalho. Candidato pela Lista A ao Colégio de Medicina do Trabalho, encabeçada por Carlos Ochoa Leite. Conta com 20 anos de experiência clínica e 10 anos de atividade em Investigação e Desenvolvimento como Gestor Médico no Departamento de I&D da BIAL. É Diretor Clínico de serviços externos e internos de Medicina do Trabalho.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights