Pessoas com deficiência recorreram à arte para expressar vivências do confinamento em Bragança

25 de Agosto 2021

Os utentes de duas instituições de deficiência do distrito de Bragança recorreram à arte para expressar as vivências durante o confinamento decretado pela pandemia Covid-19 e o resultado deu uma exposição, revelaram esta quarta-feira os promotores.

“De Dentro para Fora” é o título da exposição que abre ao público, na sexta-feira, nos claustros da igreja da antiga Sé, na cidade de Bragança, e dá a conhecer o quotidiano das pessoas com deficiência durante o período de confinamento.

A exposição é composta por trabalhos elaborados pelos utentes/artistas da Academia do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, em conjunto com os artistas da CERCIMAC, a Cooperativa de Educação, Reabilitação,Capacitação e Inclusão de Macedo de Cavaleiros.

Com esta exposição, as duas instituições querem dar a conhecer o olhar particular e as vivências dos utentes durante o tempo em que permaneceram confinados devido à pandemia, e que escolheram a arte como forma de expressão.

“Esta exposição relata um pouco do que foi o nosso quotidiano durante o período de confinamento”, partilhou Teresa Silva, diretora técnica na Academia dos Santos Mártires.

Perante as “incertezas e medos” da atualidade, os promotores da iniciativa entendem que “uma forma de cultivar a esperança é manter a janela aberta e olhar para fora”.

Assim nasceu a exposição “De Dentro para Fora”, com um conjunto de trabalhos de pintura e desenho realizados pelos utentes das respostas sociais das duas instituições sociais transmontanas.

A mostra inclui também uma série de fotografias, denominada “Confinarte”, que retrata a encenação de quadros de pintura de artistas famosos.

A inauguração está marcada para sexta-feira, ao final da tarde, nos claustros da antiga Sé de Bragança e a exposição pode ser visitada, gratuitamente, até 01 de outubro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights