Brasil contabiliza mais 920 mortes e 31.024 casos em 24 horas

27 de Agosto 2021

O Brasil contabilizou 920 mortes e 31.024 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 577.565 óbitos e 20.676.561 infeções desde o início da pandemia, informou o Governo brasileiro.

Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico difundido pelo Ministério da Saúde brasileiro, que dá ainda conta de uma taxa de letalidade da doença fixada em 2,8%.

A incidência da Covid-19 é agora de 275 mortes e 9.839 casos por 100 mil habitantes no país sul-americano, com 212 milhões de habitantes.

Em números absolutos, o Brasil é o segundo país com mais mortes em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais casos, antecedido pelos norte-americanos e pela Índia.

A nível nacional, São Paulo continua a ser o foco da pandemia, concentrando 4.236.436 diagnósticos positivos de SARS-CoV-2 e 145.012 vítimas mortais.

Das 27 unidades federativas brasileiras, sete já superam um milhão de casos, cada (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro).

Senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que investiga alegadas falhas e crimes na condução da pandemia no Brasil, tornaram esta quinta-feira públicas uma série de mensagens telefónicas que indiciam a preparação de fraudes numa licitação de testes contra a doença.

As mensagens foram trocadas entre o ex-funcionário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira Ricardo Santana e o suposto lobista Marconny Albernaz Ribeiro.

O relator da CPI, Renan Calheiros, e o vice-presidente da Comissão, senador Randolfe Rodrigues, apontaram, a partir de documentos recebidos pela CPI, os detalhes do esquema que desclassificou empresas vencedoras de processos de licitação para a venda de testes — a Abbott e a Bahiafarma — em benefício da Precisa Medicamentos, empresa que vendeu testes a estados e intermediou a aquisição da vacina indiana Covaxin ao Governo brasileiro.

“A própria história da corrupção do Brasil, de que se tem notícia desde o descobrimento, talvez seja — esse documento é inédito por isso — a primeira vez que alguém descreve o caminho do crime”, expôs Renan Calheiros, ao destacar ainda que a Precisa também vendeu testes para o Distrito Federal, Mato Grosso e outros estados, assim como conseguiu firmar contratos para a venda de preservativos ao Governo.

A CPI da Pandemia foi instalada em 27 de abril com prazo inicial de três meses de funcionamento. Contudo, a sua prorrogação por mais 90 dias foi aprovada em julho e a Comissão poderá trabalhar até ao início de novembro, segundo o próprio Senado.

A CPI – composta por 11 membros, sete da oposição ao Governo de Bolsonaro e quatro outros que apoiam o líder de extrema-direita – deverá redigir um relatório no final dos seus trabalhos, que poderá ser encaminhado aos tribunais para o início de um processo judicial.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.461.431 mortes em todo o mundo, entre mais de 213,79 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights