Primeiro-ministro da Malásia ausente da tomada de posse do seu Governo por estar em isolamento

30 de Agosto 2021

O novo primeiro-ministro da Malásia, Ismail Sabri Yaakob, perdeu esta segunda-feira a cerimónia de tomada de posse do seu Governo por estar em isolamento, após ter entrado em contacto com alguém infetado com Covid-19, disse o seu gabinete.

Ismail Sabri Yaakob começou o auto isolamento e comparecerá de forma virtual às comemorações oficiais do Dia Nacional da Malásia, de acordo com um comunicado do seu gabinete que não avançou a pessoa com quem o primeiro-ministro entrou em contacto, se foi testado e por quanto tempo permanecerá em isolamento.

Ismail assumiu o cargo em 21 de agosto, num ambiente de profundo desagrado da população diante do fracasso do Governo anterior em controlar a pandemia do SARS-CoV-2.

Os casos diários de Covid-19 na Malásia subiram para mais de vinte mil desde 05 de agosto, com o total de infeções a ultrapassar 1,7 milhões de casos.

As mortes confirmadas da Malásia pela Covid-19 já ultrapassaram os 16 mil óbitos.

A campanha de vacinação está agora a avançar rapidamente no país, com 62% da população adulta totalmente imunizada.

O anterior primeiro-ministro, Muhyiddin Yassin, renunciou em 16 de agosto, após menos de 18 meses no cargo, já que as lutas internas da sua coligação lhe custaram o apoio da maioria no parlamento.

Ismail, de 61 anos, era o vice-primeiro-ministro de Muhyiddin e a sua nomeação para liderar o Governo pelo rei da Malásia essencialmente fez retornar ao poder a mesma coligação de governo.

Também devolveu o cargo de primeiro-ministro ao partido de Ismail, o United Malays National Organization (UMNO, na sua sigla em inglês), que liderou o país desde a independência do Reino Unido em 1957, mas que perdeu o poder nas eleições de 2018 no meio de um escândalo financeiro multimilionário.

Ismail foi criticado sobretudo por ter renomeado ministros do Governo anterior, que não conseguiu conter a pandemia, apesar de um estado de emergência de sete meses e um confinamento desde junho.

Um total de 31 ministros e 38 vice-ministros prestaram hoje juramento na tomada de posse no palácio real.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights