Nutricionistas surpreendidos com falta de comparticipação da ADSE

1 de Setembro 2021

A Ordem dos Nutricionistas manifestou-se esta quarta-feira surpreendida com a falta de comparticipação das consultas de nutrição nas novas tabelas da ADSE, afirmando que espera “uma retificação” da situação.

A Ordem anunciou que a bastonária, Alexandra Bento, fará “todas as diligências” para rever uma situação que considera “um erro crasso”.

Hoje entram em vigor as novas tabelas de preços da ADSE. Para a Ordem dos Nutricionistas, é “incompreensível” que estes cuidados não sejam assegurados.

“Portugal é um dos países europeus com maior número de anos de vida saudáveis perdidos, justificados por um em cada 10 portugueses ter diabetes, um em cada três ter hipertensão, e por um em cada dois portugueses ter obesidade ou excesso de peso”, sustentou a Ordem, em comunicado.

“A comparticipação de consultas de nutrição pela ADSE está há muitos anos em cima da mesa e nada fazia prever que os cuidados de nutrição fossem excluídos desta tabela”, lê-se no documento.

A Ordem indicou ainda que no dia 09, terá uma reunião com a presidente do Conselho Diretivo da ADSE, Sofia Lopes Portela, na qual abordará a questão.

“Se metade das causas de doença e de morte no país têm relação direta com a alimentação, porquê excluir as consultas de nutrição?”, questionou a Ordem, que pretende uma intervenção da Entidade Reguladora da Saúde.

Também a Ordem dos Médicos apelou à Entidade Reguladora da Saúde para que analise e se pronuncie sobre a nova tabela de preços da ADSE, em nome da transparência e equidade do setor.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights