É possível tratar as varizes sem operar

2 de Setembro 2021

Filipe Veloso Gomes Médico Radiologista com diferenciação em Radiologia de Intervenção

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

É possível tratar as varizes sem operar

02/09/2021 | Hospital cruz vermelha

As varizes, além de um problema estético, constituem também um problema clínico. E é principalmente nesta fase do ano que mulheres e homens sentem os constrangimentos da doença que afeta uma grande parte dos portugueses. 

Por um lado, o calor provoca alterações circulatórias que diminuem a qualidade de vida e aumentam a dor, por outro, as idas à praia, de biquíni, fato de banho ou calções, causam embaraço e fica-se com vontade de tratar este problema para que no próximo verão o mesmo cenário não se repita. 

Felizmente, as novas técnicas de tratamento de varizes permitem a adequação do tratamento à situação clínica de cada doente, sem recurso a cirurgia e o outono/inverno é o melhor momento avançar com o tratamento.

Esta enfermidade afeta 5O% de todas as pessoas com mais de 50 anos e entre 15% a 20% de todos os adultos, sendo que a frequência está aumentada nas mulheres após a primeira e, particularmente, após múltiplas gravidezes.

 

Tratamentos de radioterapia de intervenção 

 A Radiologia de Intervenção é uma especialidade médica que oferece múltiplos tratamentos guiados por técnicas de imagem. No caso das varizes, as técnicas endovasculares são disso um bom exemplo: há hoje alternativas seguras e minimamente invasivas relativamente às cirurgias clássicas, permitindo o restabelecimento mais rápido e menos doloroso do paciente, após o tratamento.

As diferentes técnicas são realizadas em ambulatório e permitem que o paciente possa retomar de imediato a sua vida normal, o que não acontecia com a cirurgia clássica de varizes. As três técnicas são: a termoablação, que utiliza calor; a ablação mecânico-química, que utiliza um cateter que lesa a parede interna da veia em conjunto com um agente esclerosante, e o encerramento adesivo, que utiliza uma cola desenvolvida para este fim. Cada pessoa é uma pessoa, e a decisão do melhor tratamento é sua, em conjunto com o médico.

Filipe Veloso Gomes 

Médico Radiologista com diferenciação em Radiologia de Intervenção

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights