Dor no peito

3 de Setembro 2021

Joana Feliciano, Cardiologista do Heart Center do Hospital Cruz Vermelha

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Dor no peito

O que é a dor no peito?

É importante saber que a nossa cavidade torácica alberga estruturas anatómicas muito importantes. Não só coração e as grandes artérias que dele emergem pode provocar dor, o esófago como importante parte do aparelho digestivo, a traqueia como parte crucial do aparelho respiratório a coluna vertebral e as suas raízes nervosas para alem de toda a estrutura óssea e articulações presentes na nossa caixa torácica pode muito frequentemente provocar dor ou desconforto no peito. 

A dor no peito, chamada precordialgia, é uma sensação complexa que pode variar entre uma dor verdadeira e um ardor ou desconforto tipo um peso no centro do peito. Esta sensação pode ser de intensidade variável, limitante e que pode atenuar ou até aliviar com o repouso a ingesta de alimentos ou a própria respiração.

Quais as causas? Há diferentes dores no peito?

Uma das causas mais frequentes são aquelas relacionadas com a estrutura óssea e articular. São dores pouco especificas e confundidas com “ picadas“ e que aumentam ou estão relacionados com os movimentos normais dos braços a respiração profunda etc. Problemas digestivos como refluxo acido, espasmos do esófago podem dar queixas muito semelhantes as dores de origem cardíaco. As infeções das vias respiratórias como pneumonias, bronquites também são causa frequente de dor no peito. Dentro das doenças cardíacas, o enfarte de miocárdio é a mais aflitiva e a dor tem características próprias, dor, uma sensação de peso ou ardor no centro do peito que poderá irradiar ou não para os braços, pescoço ou costas é sempre preocupante. A inflamação da membrana que envolve o coração, chamada pericárdio, pode inflamar-se igualmente dando origem a uma pericardite. Esta inflamação também da dor no peito embora com características diferentes. Por ultimo e não menos importante a ansiedade. O transtorno ansioso, cada vez, mas frequente na nossa sociedade pode ser uma causa de dor no peito, cansaço, esgotamento e imitar os sintomas de doenças graves como as doenças cardíacas.

Como diferenciar as dores?

É muito difícil e pouco recomendável fazer o diagnostico em casa o pela nossa conta. Diferenciar quando uma dor pode ser originada por uma doença grave ou não deve ser sempre feita por uma equipa medica com os médios diagnósticos adequados para isso.

Recomendo sempre ser visto numa consulta perante a presença de uma dor torácica ou dor no peito.

Como se consegue saber se a situação é perigosa?

Sempre se associa a outros sintomas como vómitos, suor frio, alterações nos batimentos cardíacos sejam muito altos ou muito baixos, tonturas, perda de equilíbrio, irradiação ao braço esquerdo, costas ou pescoço, dificuldade respiratória e verificarmos que a dor aumenta quando andamos e diminui se repousamos são sinais que merecem uma observação detalhada e urgente.

Como se trata?

Depende da causa obviamente. O tratamento mais eficaz é sempre uma boa prevenção e diagnóstico rápido e atempado. Fazermos check-ups regularmente, conhecermos bem o nosso estado de saúde, saber exatamente qual é o nível de exercício que podemos realizar em segurança, controlar os factores de risco para as doenças, são sem duvida as medidas mais efetivas para garantir que em qualquer situação inesperada temos a melhor resposta.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights