Quase 80 municípios em risco máximo de incêndio

5 de Setembro 2021

Setenta e sete municípios em nove distritos, localizados no interior do Norte e do Centro e no Algarve, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, estão em risco máximo de incêndio sete concelhos do distrito de Faro, incluindo o de Lagos, onde no sábado ocorreu um incêndio que levou ao corte da Estrada Nacional 120 e que está hoje em conclusão.

Estão ainda em risco máximo três concelhos de Bragança, 12 na Guarda, nove em Castelo Branco, 10 em Coimbra, oito em Leiria, cinco em Portalegre, 10 em Santarém e 11 em Viseu.

O IPMA colocou também mais de 90 concelhos em risco muito elevado de incêndio e cerca de outros 90 em risco elevado. Apenas 17 municípios localizados sobretudo no litoral norte estão com risco moderado de incêndio e outros dois (o concelho do Porto e o de Esposende, em Braga) estão com risco reduzido de incêndio.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade, vento fraco, sendo mais intenso a partir da tarde e soprando com rajadas nas terras altas, e uma pequena subida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius, em Bragança, e os 22, em Portalegre, enquanto as máximas variam entre os 26 (em Viana do Castelo) e os 36 em Évora.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Academia da Prova de Ingresso para farmacêuticos abre inscrições

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRAOF) abriu as inscrições para uma nova edição da Academia da Prova de Ingresso (API), um projeto formativo que pretende apoiar e preparar os farmacêuticos para a Prova de Ingresso da Residência Farmacêutica de 2024.

Cientistas podem ter descoberto “vacina universal”

Cientistas da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) revelaram uma nova estratégia para a vacina baseada em RNA que é eficaz contra qualquer estirpe de um vírus e segura mesmo para bebés e para quem tem o sistema imunitário enfraquecido.

UC e OM vão formar mil jovens internos por ano

A Universidade de Coimbra (UC) e a Ordem dos Médicos (OM) assinaram uma parceria que vai garantir formação contínua anual a mais de mil jovens do internato médico nas regiões Centro e Norte.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights