Anvisa “excedeu todos os limites”, critica presidente da CBF

6 de Setembro 2021

O presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, considerou no domingo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (Anvisa) “excedeu os limites do bom senso” ao interromper o jogo dos ‘canarinhos’ com a Argentina.

“A Anvisa excedeu os limites do bom senso. Poderia ter evitado tudo isto. Todos apanharam um susto. Este episódio é lamentável. O Brasil-Argentina desperta interesse em todo o mundo”, recordou o dirigente, em declarações à Globo Esporte.

Os eternos rivais sul-americanos enfrentavam-se em São Paulo, na Arena Neo Química, em jogo de apuramento da zona sul-americana para o Mundial2022, quando elementos da Anvisa e da polícia federal entraram abruptamente em campo e interromperam o desafio, quando estavam decorridos cinco minutos.

A ideia era impedir que quatro jogadores argentinos participassem do desafio, após terem sido notificados para ficarem de quarentena, respeitando as regras da luta contra a Covid-19 no Brasil: segundo as autoridades, terão omitido o facto de terem estado no Reino Unido nos últimos 14 dias.

Giovanni Lo Celso e Cristian Romero, treinados no Tottenham pelo português Nuno Espírito Santo, Emiliano Martinez e Emiliano Buendia, que atuam no Aston Villa, são os futebolistas visados pelas autoridades sanitárias brasileiras.

“Há três dias que a Anvisa já estava a acompanhar a seleção argentina. Causou-nos estranheza a Anvisa só agir depois de o jogo ter começado”, criticou.

O dirigente assegurou que “em momento algum a CBF participou, através de quem quer que seja, para retirar atletas à equipa da Argentina” para o jogo de hoje, no qual os benfiquistas Lucas Veríssimo e Nicolas Otamendi integravam os ‘onzes’ de brasileiros e argentinos, respetivamente.

“Muito pelo contrário. A CBF respeita as normas sanitárias, mas esta situação é entre a Conmebol e a Anvisa. Ainda antes da partida começar, o delegado disse que havia autorização para jogar e só depois serem deportados. Mas depois, por um motivo que desconhecemos, mudaram de ideias”, completou.

O selecionador argentino, Lionel Scaloni, assumiu estar “muito triste” com os acontecimentos, garantindo que a comitiva não foi informada quanto à impossibilidade de os atletas jogarem.

“Não estou à procura de culpados. O que deveria ter sido uma festa para todos, com os melhores jogadores do mundo, termina assim. Como treinador tenho de defender os meus jogadores: vieram dizer que os queriam deportar. Se os têm de levar, não posso permiti-lo. Em nenhum momento alguém nos disse que não poderíamos jogar”, esclareceu, ao jornal Clarin.

O treinador revelou que a equipa respeitou as indicações do delegado da Conmebol para recolher ao balneário, assumindo que queria jogar, “assim como o Brasil”.

De acordo com as autoridades brasileiras, os quatro jogadores prestaram falsas declarações, ao negarem aos oficiais de imigração que tivessem estado recentemente no Reino Unido, território que está colocado na lista vermelha do Brasil na luta contra a pandemia de Covid-19.

O presidente da federação argentina, Claudio Tapia, rejeitou essa versão, considerando que “não se pode falar em mentira”.

“Há uma legislação sanitária, as autoridades sanitárias aprovaram o protocolo vigente. Nós cumprimos tudo porque queremos que os jogadores regressem bem aos clubes”, assegurou.

O dirigente falou em episódio “lamentável” – “quatro pessoas sem máscara invadiram o campo e interromperam o jogo” -, revelou o “apoio” aos seus futebolistas e a antecipação do voo para o regresso à Argentina.

Depois de alguma discussão no relvado, motivada pelo episódio insólito, a equipa da Argentina abandonou o relvado, enquanto os jogadores do Brasil ficaram em campo a realizar um treino.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights