Pianista Maria João Pires deverá retomar atuações dentro de “algumas semanas”

6 de Setembro 2021

A pianista Maria João Pires, que já teve alta hospitalar, retomará as atuações dentro de "algumas semanas", assim que recuperar de uma lesão no ombro, provocada por uma queda ocorrida no domingo, em Riga, anunciou esta segunda-feira a sua equipa.

“Temos o prazer de informar que a pianista Maria João Pires está a sair-se bem. Após um período de algumas semanas, será capaz de retomar as suas atuações”, escreve a sua equipa, na página oficial na rede Instagram.

Maria João Pires “caiu acidentalmente e, como medida de precaução, foi levada às urgências hospitalares”, tendo os exames, já feitos em ambulatório, como paciente externa, revelado “que um dos seus ombros sofreu alguns danos”, superáveis “com o tratamento prescrito e repouso”, adianta a equipa, que agradece as mensagens de apoio entretanto enviadas à pianista.

Maria João Pires, de 77 anos, foi hospitalizada no domingo, na sequência de uma queda, em Riga, na Letónia, onde ia fazer o encerramento do Festival de Música Jurmala, noticiou hoje o ‘site’ Slippedisc, do histórico crítico britânico Norman Lebrecht, para o qual remete igualmente a própria página da pianista.

Norman Lebrecht descreve a comunicação feita pelo diretor artístico do festival, Martin Engstroem, e o seu diretor executivo, Zane Culkstena, no início daquele que seria o recital de Maria João Pires, no encerramento do certame, na noite de domingo, na Ópera Nacional da Letónia.

Segundo os dois responsáveis, a pianista sofrera uma queda, naquela mesma tarde, nas ruas de Riga, e estava no hospital a recuperar de uma condição que ambos descreveram como “bastante séria”, perante a audiência.

O concerto do Maria João Pires, em Riga, que envolvia a interpretação de obras de Liszt e de Ravel, estava inserido numa digressão que, no último mês, já passou por Espanha, Áustria, Itália, e que prevê, para novembro e dezembro, a atuação da pianista em salas de França, Holanda e Hungria.

Maria João Pires é também um dos principais nomes da Temporada Gulbenkian de Música 2021-2022, anunciada na semana passada.

Em Riga, Maria João Pires foi substituída pelo pianista japonês Mao Fujita.

A agência Lusa tentou contactar o Centro de Artes de Belgais, da pianista, sem resultado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights