Governo dos Açores garante apoio à contratação de enfermeiro para lar de idosos do Corvo

7 de Setembro 2021

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores garantiu esta terça-feira que o executivo tem “total disponibilidade” para apoiar a contratação de um enfermeiro para a Santa Casa da Misericórdia do Corvo, em colaboração com o centro de saúde da ilha.

“Mostrei total disponibilidade para a contratação de um enfermeiro necessário, em articulação com a Saúde, para duas camas de cuidados de saúde, eventualmente de cuidados continuados”, afirmou, em declarações à Lusa, o vice-presidente do executivo açoriano, Artur Lima, que tutela a Solidariedade Social.

O governante, que se reuniu hoje com o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Corvo, considerou que a contratação de um enfermeiro para a instituição é uma “justa reivindicação”.

O lar de idosos da mais pequena ilha do arquipélago já chegou a ter um enfermeiro no passado, mas atualmente tem de recorrer ao apoio de um enfermeiro do centro de saúde.

“É uma necessidade há muito tempo sentida, até porque o centro de saúde não tem nenhuma cama de internamento, portanto serviria uma dupla função, cuidados continuados, quando necessário, mas também internamentos agudos de curta duração, com quarto devidamente adaptado, com oxigénio, que neste momento não existe no Centro de Saúde do Corvo”, salientou Artur Lima.

O principal entrave, neste momento, segundo o vice-presidente, é a disponibilidade de profissionais de saúde.

“Logo que a Santa Casa e o Centro de Saúde encontrem o profissional, a disponibilidade [do Governo Regional] é imediata”, assegurou.

Na deslocação ao Corvo, Artur Lima assinou um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia da ilha, que prevê um reforço de verbas para atribuição de refeições sociais a crianças carenciadas.

“Já tínhamos dado um apoio de 6.000 euros, reforçámos agora em mais 4.000, para 37 crianças carenciadas da ilha do Corvo”, explicou.

Segundo o vice-presidente do executivo, o apoio, solicitado pela instituição, vai permitir “dar resposta total às necessidades da ilha do Corvo” nesta área.

O Governo Regional deverá também apoiar obras no edifício da Santa Casa da Misericórdia da ilha do Corvo, “quer a nível da cobertura, quer a nível da climatização do edifício”.

“Vão fazer a candidatura e naturalmente vamos aprovar, porque é uma necessidade de melhoramento, de conforto para os utentes”, adiantou Artur Lima, lembrando que o edifício tem 20 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights