Variante Delta provoca aumento exponencial de casos em São Tomé e Príncipe

9 de Setembro 2021

O Governo são-tomense vai intensificar ações para travar o aumento exponencial de casos de covid-19 no arquipélago, perante o aumento da variante Delta durante a campanha eleitoral.

O primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, reuniu na terça-feira o Comité de Crise que fez a “análise detalhada da situação epidemiológica da evolução da pandemia da covid-19” em São Tomé e Príncipe.

“Ficou mais uma vez provado, que estamos perante um aumento exponencial de número de casos, fundamentalmente pela variante Delta”, anunciou o ministro da Saúde, Edgar Neves.

Segundo o ministro da saúde, na última avaliação realizada, a variante Delta “ultrapassava 70% das pessoas e tudo indica que a tendência é aumentar”.

Edgar Neves, considerou que a “movimentação política” durante a campanha eleitoral, “o aumento de números de viajantes”, “o grande desrespeito pela não utilização de máscaras, distanciamento social e a falta de higienização das mãos” facilitaram a propagação do vírus.

O ministro da saúde afirmou que a situação da pandemia no país está a agravar-se na medida em que “o número de casos não para de aumentar”, pelo que a capacidade de resposta “tem de necessariamente ser reforçada”.

A reunião do Comité de Crise concluiu pela “necessidade do reforço e intensificação de forma regular e sistemática das mensagens na comunicação social” e “maior intensidade na comunicação de risco”.

Segundo o ministro da saúde, “as forças da ordem [e segurança] e a parte económicas irão intensificar ações no sentido de se elevar ao máximo o nível de cumprimento das medidas sanitárias”.

“Por outro lado, atividades de caráter recreativo, terão que ser rigorosamente seguidas, de maneiras que ninguém deixe de cumprir aquilo que está estabelecido”, disse o ministro da saúde.

O governante avançou que as medidas também serão intensificadas “ao nível dos aeroportos e o porto” e terão que ser “completamente levadas com maior rigor possível”.

O ministro da saúde realçou que o país continua a melhorar a “capacidade de resposta laboratorial” e destacou a importância da vacinação.

“Pelos dados que temos dos doentes que estão internados neste momento [6 pessoas], nenhum deles recebeu, nem a primeira dose da vacina”, revelou.

O governante renovou o apelo à população para que “adiram o máximo a vacinação”, realçando que os professores e todos aqueles que trabalham em unidades escolares, e o pessoal ligado aos serviços sanitários, “têm que ser vacinados”.

Edgar Neves garantiu que “o governo vai continuar a acompanhar muito de perto a situação” e “não hesitará em endurecer as medidas” para “melhorar de forma visível o saneamento do meio no país.

São Tomé e Príncipe registou, terça-feira, mais uma morte por covid-19, ao fim de três meses sem vítimas mortais, elevando o total de óbitos para 38 desde o início da pandemia.

Com os dados mais recentes, o arquipélago conta com 2.697 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, entre os quais 38 óbitos e 2.468 recuperações da doença.

O arquipélago lusófono conta ainda, oficialmente, com 191 casos sob vigilância, dos quais 187 na ilha de São Tomé e quatro na ilha do Príncipe.

Destes, 185 encontram-se em isolamento domiciliar – quatro na ilha do Príncipe – seis pacientes, na ilha de São Tomé, estão internados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights