ADERMAP apoia pessoas com dermatite atópica na aquisição de produtos de higiene e hidratação da pele

13 de Setembro 2021

A Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP) lança amanhã, no Dia Mundial da Dermatite Atópica (DA), e por ocasião do seu terceiro aniversário, o Programa CuiDAr, para apoiar as pessoas que vivem com dermatite atópica.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e de 11 laboratórios com produtos de dermocosmética, permitirá a comparticipação especial de 111 produtos de higiene e hidratação para os associados da ADERMAP. Além disso, o programa ajudará a promover a adesão à terapêutica tópica e a aliviar o peso financeiro da doença.

“Com a implementação do Programa CuiDAr, a ADERMAP deixa um claro pedido à Tutela para a implementação de medidas adicionais que permitam ir ainda mais longe no apoio à aquisição de produtos essenciais à correta higiene e hidratação da pele com DA, uma doença muito prevalente em Portugal”, pode ler-se no comunicado de imprensa da associação.

Para Joana Camilo, presidente da ADERMAP, os produtos de higiene e hidratação apropriados para a dermatite atópica, “parte integrante e essencial ao controlo desta doença, implicam um fardo financeiro muito pesado para as pessoas. Segundo o estudo de Impacto da Dermatite Atópica, são gastos em média cerca de 150€ por mês na gestão da sua doença, entre medicamentos, produtos apropriados, consultas e urgências. Um valor incomportável para a maior parte das pessoas e famílias. Cerca de 80% dos 1018 milhões de euros anuais quantificados no controlo da DA em Portugal são suportados pelas pessoas e famílias. É, por isso, fundamental lançarmos este apelo ao Estado para que se juntem a este esforço de aliviar a carga financeira do controlo da DA nas pessoas e nas famílias em Portugal”.

Ainda no âmbito do Dia Mundial da Dermatite Atópica, a ADERMAP irá lançar a primeira foto integrante da exposição fotográfica digital “DA Voz Sem Palavras”. Esta exposição pretende sensibilizar a sociedade para o impacto real e alargado da dermatite atópica nas crianças e adolescentes e nas famílias e estruturas sociais, bem como prestar uma homenagem às famílias, revelando as fragilidades ocultas e mostrando a sua resiliência e capacidade de superar os desafios desta patologia.

PR/HN/Rita Antunes

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights