Hospital da Luz inaugura Centro de Simulação clínica

13 de Setembro 2021

A inauguração do Centro de Simulação clínica do Hospital da Luz Learning Health decorreu na passada quinta-feira, dia 9, no Hospital da Luz Lisboa.

“Hoje celebramos o mais importante de todos os investimentos jamais feitos pelo nosso grupo: o investimento nas próximas gerações de profissionais de saúde, para fazer frente aos magníficos desafios da saúde no século XXI e da era digital”, afirmou Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, na inauguração.

Numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, e do presidente da Fidelidade, Jorge Magalhães Correia, a CEO da Luz Saúde lembrou que, com a inauguração deste Centro de Simulação, está finalizada a expansão do Hospital da Luz Lisboa, agora também um hospital universitário, com a abertura do novo curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa: “Nenhuma marca será tão importante como sermos o parceiro clínico e de investigação de um novo curso de medicina e assumir a responsabilidade maior de contribuir para a formação das futuras gerações médicas do nosso país”.

“O Centro de Simulação clínica do Hospital da Luz é um centro de última geração, o maior em Portugal e um dos maiores da Europa, dispondo de mais de 100 simuladores e manequins para o treino de atuais e futuros profissionais de saúde, nos quais foi feito um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros”, lê-se no comunicado de imprensa.

A cerimónia de inauguração deste Centro integrou-se nos eventos de abertura do primeiro curso privado de Medicina em Portugal, do qual o Hospital da Luz é o parceiro clínico.

Enquanto decorria a cerimónia, os alunos do novo curso tiveram a oportunidade de experimentar pela primeira vez os simuladores e os ambientes clínicos do Centro de Simulação, com os quais irão trabalhar nos próximos anos, ao longo da sua formação académica.

“Criar um centro de simulação com engenharia e com estudantes dentro de um hospital é, de facto, o caminho do futuro”, salientou, na mesma cerimónia, o ministro Manuel Heitor, acrescentando que “os centros académicos clínicos, tendo por base o conceito de hospital universitário, serão cada vez mais relevantes no futuro”.

“Sabemos bem que não é possível formar médicos, enfermeiros ou engenheiros sem ser em laboratórios vivos e em centros de simulação como este do Hospital da Luz”, continuou o ministro, lembrando que este é um projeto que “teve financiamento público europeu, mas que foi alavancado com investimento privado”.

No Open Day do Centro de Simulação do Hospital da Luz, os estudantes puderam assistir a um parto, participar na reanimação de um doente em cuidados intensivos, entubar um doente que ia ser sujeito a uma cirurgia e agir rapidamente perante uma situação de urgência. Tudo foi feito em simuladores.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights