`Task force´ garante que plano para desativar centros de vacinação “está a ser desenhado”

13 de Setembro 2021

A `task force´ que coordena o programa de vacinas contra a Covid-19 anunciou esta segunda-feira que “está a ser desenhado um plano” para desativar os centros de vacinação, um processo gradual que vai arrancar quando 85% da população estiver completamente vacinada.

“Está a ser desenhado um plano para a desativação gradual dos centros de vacinação covid-19, cujo início deverá coincidir com a meta dos 85% [da população] com esquema vacinal completo”, adiantou à Lusa a estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

Segundo a mesma fonte, face à redução do ritmo atual, os centros de vacinação, que estão a funcionar em modalidade de “casa aberta” e sem restrições de faixas etárias nem de local de residência dos utentes, estão a adaptar os “recursos e profissionais disponíveis às necessidades de vacinação planeadas”.

A `task force´ que coordena a logística da vacinação reafirmou ainda que estima atingir, na última semana deste mês, os 85% da população com a vacinação completa contra o coronavírus SARS-CoV-2.

Os cerca de 300 centros de vacinação contra a Covid-19, criados em cooperação entre os serviços de saúde e as autarquias, mobilizaram entre 4.500 e 5.000 profissionais e voluntários diariamente.

De acordo com os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgados na última semana, 85% da população (cerca de 8,7 milhões de pessoas) já recebeu pelo menos uma dose da vacina e 78% (quase oito milhões) já tinha a vacinação completa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights