Mais de 50% das empresas de media com queda de receitas no 1.º

18 de Setembro 2021

Mais de metade (52%) das empresas de media registaram no primeiro trimestre deste ano uma "contração no volume de negócios", de acordo com um inquérito conduzido pelo regulador ERC sobre o impacto da pandemia hoje divulgado.

Este é uma das conclusões do relatório “Implicações da crise de covid-19 nas condições económicas do setor de media em Portugal – 2020/1.º trimestre de 2021”, a partir das respostas de um questionário realizado entre 26 de maio e 28 de junho.

O questionário foi dirigido a um conjunto de entidades representativas do setor registadas na Plataforma Digital da Transparência (pessoas coletivas com contabilidade organizada que identificam a comunicação social como atividade principal) e a prestadores de televisão por subscrição.

“Dos dados do inquérito realizado conclui-se que, apesar de a pandemia de covid-19 ter afetado todos os órgãos de comunicação social portugueses, o seu impacto tem sido desigual, lesando principalmente a imprensa nacional e regional e local, bem como as rádios regionais e locais”, refere a ERC, em comunicado.

“Em contrapartida, os operadores privados de televisão, fornecedores de ‘video-on-demand’ [VoD], plataformas de partilha de vídeo, distribuidores de serviços de televisão por subscrição e operadores privados de rádio de âmbito nacional mantiveram-se mais protegidos”, acrescenta.

A ERC salienta que nas respostas remetidas “é reportada a ausência de políticas públicas dirigidas às áreas mais frágeis do setor e a necessidade de maior adequação à realidade” dos media regional e local.

“São também solicitados mais apoios através de benefícios fiscais e incentivos ao investimento e capitalização das empresas, como a criação de fundos direcionados e linhas de crédito bonificadas”, acrescenta o regulador.

“Um total de 14% dos respondentes mencionou ter encerrado órgãos de comunicação social, sobretudo canais televisivos e publicações impressas, ainda que a maior parte com a expectativa de retomar a publicação”, de acordo com o relatório.

Quase um terço (32,2%) das entidades afirmou não ter recorrido a qualquer medida de apoio, sendo as mais utilizadas as de proteção ao emprego (14,8%) e os subsídios diretos (11,0 %).

Além disso, quase um terço beneficiou de apoios em publicidade de plataformas privadas multinacionais como a Google ou a Netflix.

No que respeita ao desempenho económico-financeiro, “observa-se que 58% dos inquiridos registaram contração do volume de negócios em 2020, 30% mantiveram o mesmo nível de 2019 e 12% apresentaram expansão”.

Entre os que não apresentaram alterações no volume de negócios “encontram-se o operador público de televisão”, a RTP, “alguns operadores de televisão (30%) e a maioria dos fornecedores de VoD, distribuidores e outros fornecedores audiovisuais”.

De acordo com a ERC, “cerca de 42% dos operadores privados de rádio nacional e 34% dos operadores de rádio regional e local também mantiveram o seu volume de negócios em 2020”, enquanto “71% da imprensa nacional e 65% da imprensa regional e local apresentaram contração do volume de negócios”.

Nos primeiros três meses deste ano, “a situação parece ter melhorado, com cerca de 16% dos respondentes a mencionar estabilidade no volume de negócios” face a igual período de 2020.

O número de inquiridos a indicar expansão aumentou para 32% “e os que reportaram contração diminuíram para 52%”.

Já relativamente à contração das receitas de publicidade, “constata-se que foi sentida por mais de 60% dos órgãos de comunicação social em 2020 e que no primeiro trimestre de 2021 afetava 52% dos meios”.

Os dados revelam ainda que “para cerca de 70% dos respondentes a pandemia não originou a oferta de novos serviços no mercado”, sendo que a aposta foi “direcionada para otimização da estrutura de custos e reforço do teletrabalho ou reorganização de equipas”.

A ERC destaca que “foram também relevantes as respostas focadas no aumento do foco em conteúdos ‘online’ ou o reforço da capacidade de distribuição digital em vários canais” e que, “inquestionavelmente, a pandemia veio acelerar modelos de negócio centrados em subscrições e no digital”.

Este relatório é uma atualização do relatório “Avaliação do impacto da pandemia de covid-19 sobre o setor da comunicação social em Portugal”, publicado peça ERC em junho do ano passado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights